Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de DEFESA: DAVID SILVA DIAS

2020-08-11 14:01:41.697

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAVID SILVA DIAS
DATA: 11/09/2020
HORA: 08:30
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: O USO DE FILMES E SÉRIES COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA HISTÓRIA: um estudo no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Monte Castelo
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de história. Filmes e séries. Consciência histórica. Didática da História. Linguagem cinematográfica.
PÁGINAS: 182
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O crescente desenvolvimento tecnológico levou à produção de uma sociedade que se comunicar cada vez mais a partir das imagens. A escola não está livre do consumo dessas imagens que chegam até à comunidade escolar por meio de livros, revistas, filmes e séries. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo: Construir um caderno interativo com sugestões/orientações sobre o uso de filmes e séries em aulas de História, a partir de investigação no Instituto Federal do Maranhão/Campus Monte Castelo, sobre como filmes e séries de temática histórica estão sendo problematizados em sala de aula e quais os resultados de sua utilização na construção do conhecimento histórico. Esta pesquisa pauta-se na abordagem qualitativa em educação do tipo estudo de caso, com enfoque procedimental de caráter colaborativo e de intervenção. Situa-se na dimensão da História Cultural; temática, cinema e ensino de História e domínio do ensino de História. Como sujeitos, trabalha-se com uma docente e trinta discentes de uma turma de primeiro ano do Ensino Médio do curso Edificações, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, lócus da pesquisa. Utiliza-se como instrumentos de pesquisa: observação não participante; questionário com perguntas abertas para a docente e discentes; análise documental. Para análise dos dados, foi utilizada a técnica de Análise do Conteúdo. Esta pesquisa incluiu a realização de encontros/laboratórios com a docente e aplicação do produto elaborado com os discentes. Os resultados apontaram que os alunos tiveram um acréscimo na sua percepção do conteúdo histórica por meio dos filmes exibidos em sala de aula com auxílio da linguagem cinematografia. Os achados ressaltam que os estudantes obtiveram uma nova dinâmica no aprendizado na História por meio do jogo construído a partir do filme exibido em sala de aula. A partir da intervenção realizada foi construído o produto que possibilitou a sua aplicação depois do filme exibido. Além disso, houve a ampliação do conhecimento da professora de História sobre os conceitos históricos e a linguagem cinematográfica nas aulas de História. Logo, o caderno interativo trouxe para os alunos e para a professora um novo olhar sobre o conhecimento histórico, considerando o uso de filmes e séries em aulas de história
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2146268 - FRANCISCA MORAIS DA SILVEIRA
Presidente - 2416039 - LIVIA DA CONCEICAO COSTA ZAQUEU
Interno - 2804587 - VIVIANE MOURA DA ROCHA

fim do conteúdo