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Banca de DEFESA: THALIANA CRUZ DANTAS

2020-08-28 16:35:38.865

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THALIANA CRUZ DANTAS
DATA: 29/09/2020
HORA: 08:30
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: EDUCAÇÃO PARA A BIODIVERSIDADE: olhares para o ensino de Biologia no contexto maranhense
PALAVRAS-CHAVES: Biodiversidade. Ensino de Biologia. Formação de Professores. Maranhão.
PÁGINAS: 164
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O ensino de Biologia tem por objeto de estudo a vida e toda a sua diversidade. Entre seus temas centrais está a Biodiversidade que possui grande importância devido sua relação com aspectos biológicos, socioculturais, econômicos e políticos da sociedade contemporânea. Em razão disso são muitas as implicações dessa temática para o campo educacional, sendo um desafio para professores(as) de Biologia, principalmente devido ao caráter polissêmico do termo. Faz-se necessário que o processo de ensino-aprendizagem referente à Biodiversidade ultrapasse os limites de conceituação científica, e se vincule à realidade dos indivíduos que participam e constituem esse processo. A presente pesquisa tem por objetivo geral investigar as perspectivas de professores(as) de Biologia sobre a temática Biodiversidade a partir do contexto maranhense. Ao que se refere aos aspectos metodológicas da pesquisa, foi realizado um estudo com abordagem qualitativa, de tipologia estudo de caso, sendo a análise de dados realizada por meio de perspectiva interpretativa. Os dados foram obtidos por intermédio de entrevistas semiestruturadas e questionários aplicados junto a professores(as) de Biologia de uma Instituição de Ensino localizada na cidade de São Luís (MA). A partir das análises emergiram quatro perspectivas relacionadas à Educação para a Biodiversidade sendo elas: Biológica, Territorial, Saberes Tradicionais e Pedagógica. As perspectivas permitiram a investigação a respeito da Educação para a Biodiversidade a partir do contexto e a realidade que compõem o território maranhense. As perspectivas emergidas a partir dos olhares dos(as) professores(as) apontam para a necessidade de um processo de ensino-aprendizagem que ultrapasse as imposições de conhecimentos técnicos-científicos, que não se relacionem com a realidade e o contexto dos sujeitos e que acabam por ser centrados na hierarquização e silenciamento de diferenças e saberes. É necessária e urgente uma educação mais plural a partir da realidade e da vida em sua totalidade e complexidade, sendo a Educação para a Biodiversidade um viés possível. A pesquisa inclui ainda o desenvolvimento do produto intitulado de “Narrativas Digitais: a Biodiversidade a partir do contexto maranhense” que está disponível na Plataforma Digital Web 2.0 de livre acesso para professores(as) (PROFBD – observatório da Educação para Biodiversidade). Os(as) professores(as) avaliaram o produto e apontaram potencialidades em sua utilização para o ensino de Biodiversidade a partir do território maranhense, entre elas, a abordagem da temática a partir da valorização e reconhecimentos de outros olhares e saberes, como os tradicionais vinculados à festividade do bumba meu boi, das toadas, da juçara e das quebradeiras de coco.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DANILO SEITHI KATO - UFTM
Presidente - 1856471 - MARIANA GUELERO DO VALLE
Interno - 1296451 - MARILDA DA CONCEICAO MARTINS

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