Banca de DEFESA: ANDREIA VAZ CUNHA DE SOUSA

DISCENTE: ANDREIA VAZ CUNHA DE SOUSA
DATA: 30/09/2020
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: A FORMAÇÃO DE LEITORES NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo na UEB Olavo Melo
PALAVRAS-CHAVES: Formação de leitores. Letramento. Alfabetização.
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa refere-se ao estudo sobre a formação de leitores em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental na Educação Básica. Objetiva-se avaliar as concepções teóricas e metodológicas que embasam as práticas de leitura na Unidade de Ensino Básico Olavo Melo e sua repercussão na formação inicial de leitores no 2º ano da turma em pauta visando uma proposta de intervenção nestes ritos e trajetórias, ao identificar-se a natureza das estratégias de leitura aplicadas na formação inicial de leitores, ao analisarem-se as práticas de leitura desenvolvidas nas turmas de alfabetização e sua contribuição para o letramento, e ao viabilizar-se juntamente com os professores da Unidade em foco uma proposta de intervenção, tendo em vista a formação inicial de leitores no 2º ano do Ensino Fundamental. Problematiza-se compreender em que medida as concepções teóricas e metodológicas que embasam as práticas de leitura em uso têm favorecido a formação inicial de leitores do turno vespertino no meio rural da rede municipal de Paço do Lumiar nos últimos 24 meses. Adota-se a abordagem teórico-metodológica da história cultural sustentada no levantamento de dados históricos via pesquisa bibliográfica e documental, assim como o uso da pesquisa-ação como meio de intervenção auxiliada de instrumentos e técnicas de recolha de dados: a observação, o questionário, o grupo focal e a entrevista. Conclui-se que os aspectos negativos oriundos de um ensino de leitura baseado na codificação e decodificação de letras, sílabas e palavras podem se materializar no processo formativo da escola, já que a partir das intervenções observamos que os alunos compreenderam que a leitura é uma construção de sentido, que podem estabelecer relações com o texto e que as oportunidades de vivenciar situações que envolvam a escrita e a leitura visando seu uso social e a prática da cidadania, são necessárias como caminho sugerido para tentar superar o fracasso da formação inicial dos alunos como leitores.
Externo ao Programa - 1207444 - ACILDO LEITE DA SILVA
Presidente - 1781306 - SAMUEL LUIS VELAZQUEZ CASTELLANOS