Banca de DEFESA: RAKELL AINY FREITAS LUZ

DISCENTE: RAKELL AINY FREITAS LUZ
DATA: 16/10/2020
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: PRODUÇÃO TEXTUAL EM LÍNGUA PORTUGUESA: uma proposta para a construção de textos argumentativos
PALAVRAS-CHAVES: Língua Portuguesa. Produção textual. Argumentação. Estratégias de Argumentação.
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa, sobre produção textual em Língua Portuguesa, tem como objetivo apresentar uma proposta que favoreça a construção de um texto argumentativo, considerando as dificuldades enfrentadas pelos estudantes na tarefa de produzir textos. Este estudo se propôs a investigar o ensino de Língua Portuguesa no âmbito da produção textual a fim de analisar como se dá essa produção dos alunos da Unidade de Educação Básica Prof. Sá Valle, tendo como público-alvo os alunos do 9º ano. Especificamente, a investigação deteve-se em identificar as concepções teórico-metodológicas que norteiam as práticas de produção textual, verificar nas composições textuais as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos no ato da escrita, e elaborar, por meio da sistematização de ideias, uma proposta teórico-metodológica que contribua para a produção de um texto argumentativo. Para o alcance destes objetivos, utilizamo-nos dos aportes teóricos de Koch e Elias ( 2017), Perelman ( 2005), Fiorin (2018), Faria ( 2009), Koch (2008), Koch e Elias ( 2016), Reboul ( 2004), Aristóteles (2005), Aranha (2010), Koch (1997), Plantin (2008), Amossy (2018), Koch(1987), Suarez (2002), Cavalcante (2018), Angelim (1996), Bronckart (1999), Adam (1947/2019). Portanto, realizamos um estudo com enfoque qualitativo, utilizando para isso o levantamento bibliográfico e entrevistas. Além da pesquisa bibliográfica e documental, optamos por fazer uma pesquisa de campo por meio da qual os dados coletados foram devidamente registrados em um diário de campo. Utilizamos ainda, como procedimento, um estudo de caso do tipo instrumental a fim de intervir, por meio do produto elaborado e aplicado, na solução da problemática investigada. Comprovamos, assim, que mesmo com os entraves que a tarefa de escrita impõe, foi possível, por meio da utilização de sistematização de ideias, propiciar que os estudantes consigam construir um texto argumentativo sem tantas dificuldades.
Externo ao Programa - 406763 - MARIA DA GRACA DOS SANTOS FARIA
Presidente - 407784 - MARIZE BARROS ROCHA ARANHA