Banca de DEFESA: ERICA DA SILVA PINTO

DISCENTE: ERICA DA SILVA PINTO
DATA: 21/10/2020
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: CORPO E DIVERSIDADE: possibilidades através da dança na Educação Física escolar
PALAVRAS-CHAVES: Corpo. Diversidade. Escola. Dança.
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta escrita, trata sobre a dança na escola, destacando a pluralidade como temática, pautados principalmente na diversidade, pensando uma articulação entre valores, como respeito com o que é diferente do “eu”, com alunos/as do primeiro ano do ensino médio, na escola de aplicação da UFMA, o Colégio Universitário. O objetivo desse estudo foi compreender o contexto da diversidade dos corpos no ambiente escolar, tendo em vista a elaboração de uma proposta metodológica, por meio da dança nas aulas de Educação Física, que atenda à diversidade corporal na escola, bem como, a temas emergentes desse corpo em movimento na sociedade. Na primeira sessão, nos reportamos às reflexões sobre os conceitos de corpo. Fazemos uma relação desse corpo com a dança na escola e apresentamos o resultado de uma busca, caracterizada como “Estado da Arte”, que foi de extrema relevância para compreendermos onde estávamos querendo ir, podemos dizer que foi a nossa “luz no caminho”. Na segunda sessão, Falamos sobre a dança do corpo/o corpo da dança. Nos permitindo questionar sobre os aspectos que determinam qual é o corpo que dança na escola. Quem o que determina quem ou pode ou não dançar? Apresentamos, ainda nesta sessão o resultado do nosso primeiro contato com os alunos do nosso campo de pesquisa. Que foi importante para que pudéssemos compreender os sujeitos e traçar nossas metas. Em seguida, apresentamos por onde andamos (nossa metodologia) e para onde esses caminhos nos levaram, expondo as falas dos sujeitos da pesquisa e nossas reflexões. Finalizamos esta escrita nos permitindo (in) concluir nossas percepções e falar sobre o que foi gerado de todas essas experimentações, além de apresentar nosso produto (Caderno de Orientações Pedagógicas), resultado de nossas oficinas. Ancoramos nossas ideias no conceito de corpo baseado nos estudos fenomenológicos de Maurice Merleau-Ponty e Terezinha Petrúcia da Nóbrega. Por compreender que seus estudos, nos permitem visualizar o corpo para além de suas estruturas anatômicas e fisiológicas, muito valorizadas e discutidas na Educação Física. Os olhares de Irlla Diniz, Suraya Darido e Lívia Tenório Brasileiro, na escola e na Educação Física alimentam nossas ideias para uma proposta onde a dança. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como pesquisa-participante. Como sujeitos da pesquisa, tivemos a participação de três professores de Educação Física e vinte e três alunos do primeiro ano do ensino médio. Nossos instrumentos de coleta de dados foram questionários abertos, oficinas metodológicas e observação. A interpretação dos dados aconteceu de forma empírica, através de quadros onde expomos as respostas de professores e alunos, além de textos produzidos ao final das oficinas e produção do Caderno de Orientações. O estudo concluiu que a abordagem do conteúdo dança nas aulas de Educação Física, permitiu uma ampliação e (re) construção dos conceitos de corpo e diversidade, contribuindo para a compreensão de que todo corpo dança.
Interno - 1186443 - ELISA MARIA DOS ANJOS
Presidente - 271722 - RAIMUNDO NONATO ASSUNCAO VIANA