Banca de DEFESA: LUDMILLA SILVA GONÇALVES

DISCENTE: LUDMILLA SILVA GONÇALVES
DATA: 22/10/2020
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: PRÁTICAS CORPORAIS INDÍGENAS DA COMUNIDADE TENETEHARA-GUAJAJARA: contribuições interculturais para a Educação Física
PALAVRAS-CHAVES: Educação Física Escolar. Legalidade. Interculturalidade. Práticas Corporais Indígenas.
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa trata sobre as práticas corporais indígenas da comunidade tenetehara-guajajara, contribuições interculturais para a Educação Física. O objetivo da pesquisa foi investigar as práticas corporais identitárias vivenciadas na Escola Indígena Maria de Jesus Pompeu, pertencentes a Aldeia Taboca de etnia Tenetehara-Guajajara, como o intuito de construir um Guia de Orientações Didático-Pedagógicas para auxiliar os professores de Educação Física a novas possibilidades pedagógicas na perspectiva intercultural e efetivação da Lei 11.645/2008. O estudo está organizado em quatro seções. A primeira seção descreve a Introdução, na qual apresentamos a organizativa do texto dissertativo. A segunda seção trata sobre a Educação Física Escolar e Cultura Indígena, onde discutimos sobre a Lei 11.645/2008, Interculturalidade, Práticas corporais, a manifestação cultural indígena no currículo e os indígenas maranhenses. A terceira seção aborda sobre a pesquisa empírica, a qual ficou dividida em três subseções: A caracterização da EI Maria de Jesus Pompeu; a Metodologia da Pesquisa; Análise e interpretação dos dados da pesquisa; e o produto educacional. Na quarta seção apresentamos as considerações finais. O método de procedimento da pesquisa adotado foi a pesquisa-ação. Os participantes da pesquisa foram: a professora/cacique da comunidade e quatro indígenas mais velhos da aldeia. Nossos instrumentos de coleta de dados foram: a observação e as entrevistas. A pesquisa concluiu que o uso das práticas corporais indígenas da etnia Tenetehara-Guajajara, confirmam um repertório de conhecimentos corporificados na cultura indígena e trazem contribuições que podem e devem ser incorporadas nos conteúdos curriculares, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais diversificado e intercultural.
Interno - 3223689 - ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES
Externo à Instituição - Benedita Celeste de Moraes Pinto - UFPA