Banca de DEFESA: CLEOMAR LIMA PEREIRA

DISCENTE: CLEOMAR LIMA PEREIRA
DATA: 22/10/2020
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: FAMÍLIA NA ROTINA PEDAGÓGICA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: uma proposta de intervenção na Sala de Recursos Multifuncionais
PALAVRAS-CHAVES: Atendimento Educacional Especializado. Educação Inclusiva. Família. Intervenção Pedagógica. Sala de Recursos Multifuncionais.
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo geral construir, de forma coletiva, um Caderno Pedagógico com estratégias metodológicas para a participação dos pais/responsáveis na rotina do atendimento educacional especializado na sala de recursos multifuncionais. Pesquisa de abordagem quanti-qualitativa a partir de um estudo exploratório/descritivo, trata-se de uma proposta de intervenção pedagógica na perspectiva da pesquisa participante e com foco colaborativo. Os participantes envolvidos foram 1 (uma) professora da sala de recursos multifuncionais, 1 (uma) coordenadora pedagógica e 10 ( dez) pais/responsáveis e 10 (dez) estudantes com deficiência e transtorno do espetro autista matriculados na escola municipal de atendimento educacional especializado Dra. Maria Amélia Bastos, localizada na cidade de São José de Ribamar/MA. Os instrumentos de geração e coleta de dados utilizados se constituíram de questionário, entrevistas e observação participante. A apresentação e discussão dos resultados foram realizadas sob a técnica da análise do discurso e da categorização de conteúdos. Para os resultados envolvendo a percepção dos pais/responsáveis sobre as intervenções realizadas, constatamos que 40% e 30% deles sabem „pouco‟ ou „algo‟ sobre o crescimento ou aprendizagem dos filhos, respectivamente e 90% dizem saber „pouco‟ ou „nada‟ sobre os seus direitos em relação às necessidades do filho e por isso identificamos que 50% dos participantes relataram que em „nada‟ conseguem ajudar os filhos e 80% „nada‟ conseguem realizar suas próprias necessidades, entretanto apesar de algumas limitações, 60% afirmam que a intervenção é „muito útil‟. A entrevista realizada com a professora demonstrou a necessidade de ressignificação no conceito de participação dos pais/responsáveis entendida como ação passiva, de espectador, não como ação ativa, dinâmica, inserida nos processos de construção e decisão. A realização da intervenção pedagógica teve boa aceitação e satisfação por parte dos envolvidos que relataram impactos positivos em relação à colaboração e aos aprendizados adquiridos. A intervenção sob a perspectiva colaborativa evidenciou a necessidade de um projeto de formação e orientação aos pais/responsáveis que os auxilie na participação das intervenções educativas desenvolvidas com os estudantes.
Interno - 1186443 - ELISA MARIA DOS ANJOS
Presidente - 2416039 - LIVIA DA CONCEICAO COSTA ZAQUEU