Banca de DEFESA: NILTON DA SILVA CORRÊA

DISCENTE: NILTON DA SILVA CORRÊA
DATA: 26/10/2020
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E QUEIMADAS: a construção de conceitos no ensino de ciências para formação de sujeitos ecológicos
PALAVRAS-CHAVES: Educação Ambiental. Ensino de Ciências. Queimadas e Sujeito ecológico
ÁREA: Educação
RESUMO: .O desgaste do meio ambiente desencadeado por ações e comportamentos da sociedade contemporânea impulsionou os paradigmas políticos, econômicos e educacionais para necessidade de formação de sujeitos com atitudes e comportamentos ecologicamente corretas, baseadas nos pressupostos sustentável. Quando nos referirmos ao Ensino de Ciências e Educação Ambiental, o professor de ciências como mediador de um processo de ensino, desempenha um papel de suma importância no estímulos de ações com ideários ecologicamente aceitáveis. Nesse sentido, a presente dissertação abordou uma discussão sobre Educação Ambiental, queimadas e a construção de saberes no ensino de ciências para formação de sujeitos ecológicos. Os referenciais teóricos utilizados para nortear as discussões basearam-se principalmente em Angotti (2011); Carvalho (2012); Cachapuz (2011); Chassot (2014); Delizoicov (2011); Leff (2015); Loureiro; Torres (2014); Segura (2001) dentre outras. A pesquisa se classifica, segundo os métodos empregados, como estudo de caso, sustentada em Gil (2017), Bardin (2011), Franco (2009). O estudo utilizou a perspectiva da abordagem de pesquisa qualitativa cuja coleta de dados se deu em dezessete escolas do Ensino Fundamental, zona rural do município de Codó/M. Teve como sujeito de pesquisa, professores de Ciências com os quais foram aplicados questionários e entrevistas sobre a concepção de EA e Queimadas no município de Codó/MA. Os resultados apontaram que os professores têm mais ações teóricas do que práticas sobre problemas ambientais locais, bem como trabalham instrumentos pedagógicos tradicionais e reduzidos no tocante a implementação da educação ambiental no espaço escolar. A categoria que se apresentou em maior quantidade em relação as unidades de significados retiradas das concepções dos professores como resposta ao foco desta investigação convergiu para à promoção de conscientização ambiental dos estudantes. Percebeu-se ainda que o tem sobre queimadas é quase invisível como ação pedagógica entre os professores. O produto desta pesquisa configurou-se em um paradidático que buscou contribuir no trabalho pedagógico do professor de ciências a problemática das queimadas na cidade de Codó/Maranhão.
Externo à Instituição - Alessandro Costa da Silva - UEMA
Presidente - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES