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Banca de DEFESA: MIRIAN FERREIRA DA SILVA BOGÉA

2020-10-15 17:04:12.694

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MIRIAN FERREIRA DA SILVA BOGÉA
DATA: 03/11/2020
HORA: 08:30
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: REPRESENTAÇÕES VISUAIS DOS POVOS CANELA-RAMKOKAMEKRÁ: uma proposta metodológica para Educação Básica Técnica e Tecnológica IFMA/Campus Imperatriz
PALAVRAS-CHAVES: Arte Indígena. Canela-Ramkokramekrá. Ensino de Artes Visuais. Interculturalidade. Educação
PÁGINAS: 229
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Este trabalho trata sobre as Representações Visuais dos povos Canela- Ramkokramekrá e traz uma proposta metodológica para Educação Básica Técnica e Tecnológica IFMA/Campus Imperatriz. De forma geral, o texto aborda a história, a cultura e a arte indígena no contexto brasileiro e maranhense, considerando a perspectiva intercultural dos conteúdos que abordam a temática indígena em sala de aula. O objetivo geral desta investigação consiste em elaborar um material didático para o ensino de Artes Visuais a partir das produções materiais (cestaria, pinturas corporais e os adereços) dos povos Canela-Ramkokamekrá, visando à valorização da cultura indígena no Maranhão. Historicamente, esta pesquisa traz uma abordagem sobre os aspectos histórico-culturais dos povos indígenas do Brasil e do Maranhão, com destaque para os povos Canela-Ramkokramekrá, suas principais características de vida, tradição e cotidiano. Foram analisados alguns aspectos históricos do ensino de Artes Visuais e da cultura indígena, tendo como perspectiva a interculturalidade através de uma proposta didático-pedagógica, a qual consistiu numa possibilidade viável para o ensino de Arte na Educação Básica Técnica e Tecnológica IFMA/Campus Imperatriz. Esta pesquisa está fundamentada nas obras de Alonso (1996), Barbosa (2014), Candau (2008), Geertz (1997), Franklin (2005), Luciano (2006), Rolande (2013, 2017), Silva (2014), Ribeiro (2000), Mellati (2006), Nimuendajú (1946), Crocker e Crocker (2009), Figueiredo (2012), Vidal (2000) e Urban (1992). Os resultados desta iniciativa foram ponderados através de entrevistas, observação participante, diário de campo e registro audiovisual. Deseja-se que esta pesquisa promova novas perspectivas sobre o ensino das Artes Visuais e contribua para a valorização da cultura indígena no espaço escolar.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2804587 - VIVIANE MOURA DA ROCHA
Interno - 2806075 - JOAO FORTUNATO SOARES DE QUADROS JUNIOR
Externo ao Programa - 2337964 - HERLI DE SOUSA CARVALHO

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