Banca de DEFESA: ERICA PATRICIA MARQUES DE ARAUJO

DISCENTE: ERICA PATRICIA MARQUES DE ARAUJO
DATA: 19/11/2020
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: O PROCESSO DE ESCRITA EM SALA DE AULA: a mediação pedagógica e suas implicações na formação de alunos produtores de texto
PALAVRAS-CHAVES: Mediação docente. Ensino da Escrita. Produção textual.
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente dissertação tem como objetivo analisar a mediação do professor no processo de escrita e suas implicações na formação de alunos como produtores de texto, visando à elaboração de ações interventivas sobre o ensino da escrita, ancorada em uma perspectiva dialógica. A pesquisa foi realizada em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, onde foram identificadas as concepções teórico-metodológicas sobre o processo de escrita que norteiam o trabalho do professor na turma; verificou-se o nível de interferência da mediação pedagógica no desenvolvimento das competências linguísticas necessárias ao processo de produção textual; e propôs-se o desenvolvimento de uma proposta de intervenção em colaboração com o professor, tendo em vista a formação de alunos como produtores de texto. Utilizou-se a pesquisa do tipo intervenção pedagógica, fundamentada nos pressupostos da pesquisa-ação, sendo o professor do 5º ano e sua respectiva turma os interlocutores avaliados por meio da observação participante, entrevista semiestruturada e rodas de conversa. O referencial teórico foi composto por aspectos significativos sobre a linguagem, incluindo a interação humana e a importância do processo discursivo para sua apropriação. Concluiu-se que o processo formativo realizado na escola, ao estabelecer um movimento prática- teoria-prática, possibilitou novas perspectivas de trabalho com a linguagem escrita na turma, uma vez que, ao validar a teoria no cotidiano e, consequentemente, iluminar a prática pedagógica, compreendeu-se que as crianças devem ser mediadas no processo de produção de textos propostos em sala de aula. Ademais, o trajeto metodológico escolhido deve mostrar a função social da escrita para fazer sentido na vida dos alunos, sendo necessária a garantia dos gêneros do discurso por meio de um processo dialógico.
Presidente - 1781306 - SAMUEL LUIS VELAZQUEZ CASTELLANOS
Interno - 1352588 - VANJA MARIA DOMINICES COUTINHO FERNANDES