Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSANGELA DOS SANTOS RODRIGUES

2020-10-27 12:26:54.107

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSANGELA DOS SANTOS RODRIGUES
DATA: 20/11/2020
HORA: 08:30
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA GOOGLE MEET
TÍTULO: ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NOS ANOS INCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma investigação com aporte em representações semióticas
PALAVRAS-CHAVES: Práticas pedagógicas. Ensino de matemática. Registros semióticos. Atendimento de estudantes com TEA.
PÁGINAS: 61
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa investigará as práticas pedagógicas dos professores em serviço, referenciadas em Registros Semióticos que intencionam resolver dificuldades de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na aprendizagem de conteúdos de Matemática dos anos iniciais do ensino fundamental no Centro de Ensino de Tempo Integral Bilíngue John Kennedy Jr. O objetivo da pesquisa é elaborar um caderno didático-pedagógico das atividades de ensino produzidas pela pesquisa a ser disponibilizado em formato impresso e em mídia digital. A primeira seção descreve a introdução, na qual apresentamos a configuração teórica, metodológica e organizativa do texto dissertativo. A segunda seção abordará as singularidades do Transtorno do Espectro Autista; está organizada em duas subseções: Formas interventivas para promoção da aprendizagem junto a estudantes com TEA; Organização do trabalho pedagógico para o atendimento de estudantes com TEA. A terceira seção discorrerá sobre a compreensão conceitual no ensino de matemática. A quarta seção traz o percurso da pesquisa e as primeiras aproximações da escola-campo de pesquisa. Nesta seção serão traçados os passos da pesquisa empírica e os fundamentos teórico-metodológicos sob os quais foram se constituindo. Será apresentada a escola-campo de estudo como espaço para a pesquisa e sua relação com a temática investigada. As subseções estão organizadas em: Caracterização da escola; Procedimentos Metodológicos e Produto da pesquisa. A quinta seção trará o Plano de Dissertação que intenciona ampliar a visão sobre os objetivos da pesquisa e expor o planejamento das seções que comporão a dissertação, no qual serão mostradas todas as fases e ações realizadas e que ainda se pretende realizar até a defesa final da pesquisa. Na sexta e última seção estará descrito o cronograma da pesquisa. As principais fontes bibliográficas utilizadas foram: Damm, (2007), Fetzer e Brandalise (2012), Mayer (1992), Fombonne, (2009), Moreira (2012). O método de procedimento da pesquisa a ser adotado será o estudo de caso instrumental. Os sujeitos da pesquisa serão as professoras do primeiro ciclo do Ensino Fundamental (1º e 2 anos) e os gestores da escola. Os instrumentos de coleta de dados serão a observação sistemática, as entrevistas e fotografias. A análise, exposição e interpretação dos dados se dará por meio de quadros, gráficos e fotografias
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 407768 - CENIDALVA MIRANDA DE SOUSA TEIXEIRA
Interno - 2416039 - LIVIA DA CONCEICAO COSTA ZAQUEU
Presidente - 063.960.973-20 - RAIMUNDO LUNA NERES - UFMA

fim do conteúdo