Banca de DEFESA: CLAUDIA CRISTINA COLINS PEREIRA

DISCENTE: CLAUDIA CRISTINA COLINS PEREIRA
DATA: 03/12/2020
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: ENSINO DE LÍNGUA INGLESA POR MEIO DA METODOLOGIA WEBQUEST: um estudo com alunos do Ensino Médio do IFMA/ Campus São Luís-Monte Castelo
PALAVRAS-CHAVES: Língua Inglesa. Ensino de Língua Inglesa. Abordagens de ensino e aprendizagem. Metodologia WebQuest
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa trata sobre o ensino de Língua Inglesa (LI) por meio do uso de tecnologias digitais e abordagens comunicativas contemporâneas de ensino e aprendizagem voltadas ao ensino de LI. O objetivo principal foi investigar a aquisição da LI advinda dos resultados da aplicação da metodologia WebQuest (MWQ) associada às abordagens comunicativas contemporâneas de ensino e aprendizagem - Abordagem Comunicativa (AC) e Aprendizagem Baseada em Tarefas (ABT) e, a partir desses resultados, elaborar um Caderno de Orientações Didáticas para professores de ILE. Neste estudo, a ABT foi identificada pela sigla em inglês TBL. A TBL foi utilizada de forma adaptada para alunos iniciantes no ensino de LI e, de acordo com as proposições de Jane Willis. A pesquisa foi realizada em uma turma do primeiro ano do ensino técnico integrado ao Ensino Médio, do IFMA / Campus São Luís - Monte Castelo. Os participantes da pesquisa foram os alunos do primeiro ano e a professora da turma da referida escola pública. Os principais aportes teóricos foram os trabalhos de Dodge (1995; 1997; 2001; 2002), Willis (1996), Nunan (1998), Brown (2001), Harmer (2007), bem como as contribuições de Leffa (1999; 2016), Almeida Filho (2001; 2007; 2011), Paiva (2001; 2015; 2016), André (2005), Moita Lopes (2006), Bottentuit Júnior (2009; 2010; 2012), Aranha (2015), e documentos oficiais, entre os quais: LDB (BRASIL, 1996), PCN (BRASIL, 1998) e BNCC (BRASIL, 2019). Esta pesquisa pautou-se, metodologicamente, na abordagem qualitativa, com procedimento de método voltado ao estudo de caso, do tipo instrumental. Na fase inicial da pesquisa foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, observação (não participante e participante), questionário misto com os alunos e entrevista semiestruturada com a professora; na fase final foi realizada uma entrevista por Grupo Focal com os alunos, bem como uma entrevista com a professora. Para análise e interpretação dos dados, utilizamos as respostas dos alunos obtidas por meio do questionário e das entrevistas realizadas com a professora. Após os procedimentos teórico-metodológicos desenvolvidos no estudo, elaboramos o produto da pesquisa, que foi um Caderno de Orientações Didáticas, intitulado: Uma aventura linguística na Web!. Como resultado final da pesquisa, constatamos que os alunos, apesar das dificuldades linguísticas, conseguiram responder às perguntas que lhes foram feitas em LI, se integraram à execução das tarefas propostas, pesquisaram os links disponibilizados na WebQuest (WQ), apresentando bons resultados, tanto orais quanto escritos, além do produto da WebQuest - um folder bilíngue, que produziram a partir das abordagens trabalhadas. No que se refere à professora da turma, observamos que depois da aplicação do produto, ela começou a trabalhar de uma forma mais consciente, crítica, se mostrando mais entusiasmada em conhecer, produzir e aplicar a MWQ em LI.
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Presidente - 407784 - MARIZE BARROS ROCHA ARANHA