Banca de QUALIFICAÇÃO: TALITA FURTADO FERREIRA

TÍTULO: A CONTRIBUIÇÃO DA AFETIVIDADE NA FORMAÇÃO DE CRIANÇAS LEITORAS
PALAVRAS-CHAVES: Afetividade. Leitura. Crianças. Wallon
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa versa sobre a afetividade na perspectiva Walloniana e suas contribuições para a formação de crianças leitoras. A investigação partiu de alguns questionamentos centrais: Qual a concepção dos educadores sobre a afetividade e como se tem pensado a constituição dos processos afetivos nas relações do sujeito com o conhecimento que acontecem na escola? De que maneira a afetividade pode contribuir com a prática docente no ensino da leitura e no desenvolvimento das crianças? Como elaborar um Caderno de Orientações Pedagógicas on line com propostas de ações pedagógicas que facilitem a aquisição da leitura pelas crianças? A partir destas indagações, foi pensado o objetivo geral da pesquisa que consiste em analisar a contribuição da afetividade na formação de crianças leitoras, com vistas a construir um Caderno de Orientações Pedagógicas on line para docentes alfabetizadores. Como desdobramento, foram acrescentados os seguintes objetivos específicos: identificar a concepção dos educadores acerca da afetividade no processo de aquisição da leitura pelas crianças pequenas; verificar como se tem constituído os processos afetivos entre educadores e educandos e destes com a leitura no espaço escolar; sensibilizar os docentes para a necessidade de incluir a afetividade no ensino da leitura; pensar e propor atividades para os profissionais que atuam junto as crianças em processo de alfabetização, com vistas a produção de um Caderno de Orientações Pedagógicas on line. Nesta pesquisa, recorreu-se principalmente aos estudos de Henri Wallon, apesar de também ser realizado o diálogo com outros autores tais como: Vygotsky (2003/2008); Galvão (2001); Almeida (2011); Leite (2011). Smolka (2012); Goulart; Souza (2015); Bajard (2012), entre outros, que nos forneceram subsídios teóricos em relação as concepções de leitura. Já como metodologia serão utilizadas as pesquisas de revisão de literatura, pesquisa do tipo estado da arte e documental. Do ponto de vista de seus objetivos, a presente pesquisa tem caráter exploratório e descritivo. Os sujeitos participantes serão educadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ano). Os instrumentos de geração de dados utilizados serão o questionário misto e a entrevista semiestruturada. Para tanto, serão utlizadas plataformas digitais on line através das ferramentas do Google, tais como Google Forms e Google Meet, a primeira para o questionário e, a segunda, de áudio e vídeo para as entrevistas. A análise e interpretação dos dados gerados se dará de forma qualitativa e quantitativa por meio de quadros, tabelas, gráficos e através das análises das respostas do questionário e das entrevistas.
Presidente - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO
Interno - 2371800 - HERCILIA MARIA DE MOURA VITURIANO