Banca de DEFESA: JUCILEIDE MELONIO PEREIRA SILVA

DISCENTE: JUCILEIDE MELONIO PEREIRA SILVA
DATA: 26/11/2020
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: DELINEANDO OS SABERES DA GEOGRAFIA ESCOLAR NO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE DO IFMA - CAMPUS BURITICUPU: Projeto de trabalho uma proposta integradora
PALAVRAS-CHAVES: Geografia Escolar. Currículo Integrado. IFMA. Projeto de trabalho.
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente estudo tem origem a partir das reflexões sobre a Geografia Escolar e suas contribuições na formação profissional. A pesquisa teve como objetivo geral construir um projeto de trabalho como prática integradora a partir do ensino de Geografia no curso técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. Os objetivos específicos foram: identificar as implicações da Geografia Escolar para a formação técnica em Meio Ambiente; averiguar quais temáticas geográficas e ambientais podem ser desenvolvidas de forma qualitativa contribuindo com a formação dos discentes e auxiliando a prática docente; construir um projeto de trabalho como prática integradora que possibilite a articulação dos conteúdos geográficos, ambientais e demais áreas. A metodologia utilizada foi abordagem qualitativa se constituindo em um estudo de caso instrumental fundamentado em André (2005), Martins (2008) e Mazzotti (2006). A pesquisa bibliográfica aborda a Geografia Escolar embasada em Cavalcanti (2012), Callai (2000), Vlach (2004) e Vesentini (2004). Sobre currículo integrado, interdisciplinaridade e projeto de trabalho utilizamos Santomé (1998), Fazenda (2008), Hernández; Ventura (1998), e para fundamentar as discussões sobre Educação Profissional utilizamos Ramos (2019), Cunha (2000; 2005) e Manfredi (2002). Os instrumentos empregados na produção dos dados foram: observações realizadas nas dependências da instituição estudada e durante as demais atividades da pesquisa; entrevistas direcionadas aos docentes e pedagogos; e questionários aplicados aos discentes do terceiro ano do curso em estudo. Para apreciação dos dados produzidos, utilizamos a análise descritiva interpretativa, por meio da qual descrevemos os relatos dos participantes e interpretamos à luz dos teóricos selecionados para tal estudo. A pesquisa evidenciou que a Geografia em colaboração com as demais disciplinas pode promover uma aprendizagem significativa e articulada com a realidade, além de ter demonstrado a relevância do trabalho coletivo dos docentes para o currículo integrado, destacando as atividades interdisciplinares como forma de promover um ensino mais significativo, capaz de despertar nos discentes perspectivas diversas de apropriação do conhecimento. A produção dos dados auxiliou na elaboração da proposta do projeto de trabalho para o Curso Técnico em Meio Ambiente do IFMA/Buriticupu.
Externo à Instituição - ANA ROSA MARQUES - UEMA
Interno - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO