Banca de QUALIFICAÇÃO: SHIRLENE COÊLHO SMITH MENDES

DISCENTE: SHIRLENE COÊLHO SMITH MENDES
DATA: 02/12/2020
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: Diagnóstico e proposição de um manual de estratégias e ferramentas para o uso pedagógico dos docentes do Instituto Federal do Maranhão - IFMA no Campus Centro Histórico.
PALAVRAS-CHAVES: Prática pedagógica. Tecnologias digitais móveis.Tecnologias educacionais. Integração
ÁREA: Educação
RESUMO: Com o advento das tecnologias de informação e comunicação, as práticas socias e pedagógicas ganharam novos direcionamentos, assim, na educação, surgem novos conceitos, tais como, aprendizagem móvel (mobile learning) e aplicativos (AppLearning). As tecnologias digitais móveis e o pensamento computacional podem auxiliar o estudante no despertar e no desenvolvimento de competências sócio - cognitivas e mentais, desde que mobilizadas por alguém que tenha conhecimentos para direcionar e gerenciar essas tecnologias, este seria o professor. Nessa perspectiva, o aprender significativo garante ao estudante uma maior aproximação do objeto de estudo e relevantes probabilidades de aprendizagens a partir de carcterísticas como pensamento crítico, colaboração, comunicação, criatividade; assim, este trabalho trata sobre a integração das tecnologias digitais na prática pedagógica: diagnóstico e proposição de um manual de estratégias e ferramentas para o uso pedagógico dos docentes do Instituto Federal do Maranhão no Campus Centro Histórico, para este estudo traçou-se como objetivo geral, investigar a prática pedagógica na perspectiva das tecnologias digitais móveis, a integração que as ferramentas digitais promovem no Instituto Federal do Maranhão no Campus Centro Histórico, e como objetivos específicos, temos: a) Realizar um diagnóstico sobre as atuais práticas pedagógicas com uso das tecnologias na educação do Instituto Federal do Maranhão - Campus Centro Histórico; b) Dotar de conhecimentos os professores do IFMA - Campus Centro Histórico acerca das tecnologias móveis e aplicativos digitais; c) Investigar na prática como os professores reagem diante de experiências com as tecnologias digitais móveis; d) Elaborar um Manual de estratégias e ferramentas para uso pedagógico, como produto da pesquisa, que oriente a prática docente ao uso das tecnologias digitais, relativa tanto como ao suporte quanto aos procedimentos. Dessa forma, a metdologia utilizada será o estudo de caso, de abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. Os procedimentos de coleta de dados serão utilizados questionários pela plataforma digital Google Formulários. O estudo está dividido nas seguintes seções: O trabalho docente e tecnologias; Metodologias e estratégias que integram as tecnologias digitais ao ensino; Recursos e ferramentas digitais integradoras no processo de ensino e aprendizagem; Metodologia da Pesquisa; Apresentação dos dados da pesquisa; Plano da dissertação, Cronograma e Referências.
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Interno - 407768 - CENIDALVA MIRANDA DE SOUSA TEIXEIRA