Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA TELMA DA SILVA MIRANDA

DISCENTE: ANA TELMA DA SILVA MIRANDA
DATA: 26/11/2020
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA GOOGLE MEET
TÍTULO: MAPEAR PARA APRENDER: USO DE MAPAS CONCEITUAIS E DE MAPAS MENTAIS COMO INSTRUMENTOS DE APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem significativa, Mapas Mentais, Mapas conceituais, Ensino Biologia.
ÁREA: Educação
RESUMO: O trabalho apresenta como proposta a utilização dos Mapas Conceituais (MC) e Mapas Mentais (MM) no ensino de Biologia, como recursos que podem auxiliar o professor no processo de ensino e aprendizagem. Tem como objetivo principal a construção de um ebook sobre as potencialidades dos Mapas e suas possibilidades de utilização em aulas de biologia. Para tal, pretende-se caracterizar os elementos que compõem os MC e MM produzidos por alunos em aulas de biologia, avaliar as percepções de discentes e docente sobre a utilização dos MC e MM como recursos de aprendizagem ativa e avaliação. Caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, de tipologia estudo de caso, com procedimentos de coleta de dados que incluíram a observação direta, questionário semi estruturado e entrevista. A pesquisa foi realizada em uma turma de ensino médio do IFMA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão), com trinta e oito alunos e um professor de biologia, em que foram produzidos trinta e oito Mapas Mentais de forma individual, e oito Mapas Conceituais de forma coletiva. A organização e tratamento dos dados coletados está dividida em etapas, na primeira com a análise e caracterização dos mapas produzidos, baseada na literatura específica sobre a temática, com autores como Buzan (2005) criador dos Mapas Mentais e Novak (1998) criador dos Mapas conceituais. Na segunda fase será feita a análise e discussão dos dados obtidos com base na literatura proposta sobre mapas mentais (BUZAN, 2019), sobre mapas conceituais (NOVAK, 1984), sobre processos de ensino e aprendizagem (PIAGET, 2014; VYGOTSKY, 2001; COLL, 2005; COSENZA, GUERRA, 2011), sobre aprendizagem ativa(CAMARGO;DAROS, 2018; CASTRO, 2015; FREIRE, 2009; MORAN, 2015) e sobre a teoria da aprendizagem significativa (AUSUBEL, 1982; MOREIRA, 2012) entre outros autores contemporâneos que possam contribuir com as categorias que envolvem a temática. Os resultados parciais apontam que a utilização dos mapas é um processo bem aceito por alunos durante as aulas e pode contribuir para melhorias e inovações práticas para professores, além de se caracterizarem como recursos que podem ser utilizados em diferentes contextos e distintos conteúdos, seja como planejamento do ensino, aprendizagem do aluno ou forma de avaliação de conteúdos pelo professor.
Interno - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR