Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTIANE DUTRA RIBEIRO HABIBE

DISCENTE: CRISTIANE DUTRA RIBEIRO HABIBE
DATA: 07/12/2020
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A FORMAÇÃO CONTINUADA: articulação com o currículo e o acompanhamento de professores dos Anos Iniciais
PALAVRAS-CHAVES: Coordenação Pedagógica. Currículo. Formação Continuada
ÁREA: Educação
RESUMO: Estudos mostram o caráter formativo que possui o coordenador pedagógico. Diante desse pressuposto, o presente Projeto de Dissertação parte da seguinte problemática: De que forma está sendo trabalhada, pelo coordenador pedagógico, a formação continuada em articulação com o currículo e o acompanhamento pedagógico de professores dos Anos Iniciais? Apresenta como objetivo geral: analisar o trabalho do coordenador pedagógico na formação continuada em articulação com o currículo e o acompanhamento de professores dos Anos Iniciais, visando a construção de um caderno para auxiliar esse profissional nessas ações. Este estudo se fundamenta na Pedagogia Histórico-Crítica e traz como aportes teóricos, que dialogam com essa teoria nas áreas de coordenação, formação e currículo: Saviani (2007, 2008, 2009, 2010, 2011), Freire (1987, 2002, 2003), Libâneo (2010, 2017), Placco (2003), André (1995, 2003, 2020), Imbernón (2011), Pimenta (2005), Santos (2012), Apple (2005), Sacristán (2013, 1999), dentre outros. O texto encontra-se estruturado em seções primárias e secundárias. No plano de dissertação consta as seções construídas e as que serão desenvolvidas no percurso desta pesquisa; e no cronograma traz os passos metodológicos e as etapas deste trabalho. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo etnográfica, a ser desenvolvida com o uso de ferramentas digitais, tendo como instrumentos de coleta de dados: a observação não participante, entrevista semiestruturada e questionário. A análise e interpretação dos dados se dará por meio de gráficos, tabelas e quadros de respostas; e a sistematização dos dados será feita através de uma análise crítico-reflexiva e interpretativa. Será realizada uma busca no banco de dados da CAPES, no período de 2013 a 2019, para evidenciar os trabalhos correlatos com essa pesquisa e sua relevância. Tem como sujeitos da pesquisa os coordenadores pedagógicos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental das escolas do Núcleo Centro da Rede Pública Municipal de Ensino de São Luís e como lócus da pesquisa, a UEB Alberto Pinheiro. Apresenta como proposta de Produto um caderno para auxiliar o coordenador pedagógico nas ações de formação continuada e acompanhamento de professores, sem perder de vista o currículo.
Interno - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO
Presidente - 2412979 - MARIA JOSE ALBUQUERQUE SANTOS