Banca de QUALIFICAÇÃO: LETICIA REGIA GOMES SOUZA

DISCENTE: LETICIA REGIA GOMES SOUZA
DATA: 11/12/2021
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: um estudo no 4º e 5º ano da U.E.B. Olinda Desterro
PALAVRAS-CHAVES: Educação ambiental. Resíduos sólidos. 4º e 5º ano do ensino fundamental
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo propor intervenções educacionais aos professores visando a construção de um caderno de apoio didático que auxilie o trabalho docente com educação ambiental em resíduos sólidos no ensino do 4º e 5º ano da Unidade de Educação Básica Olinda Desterro. A pesquisa apresentada possui dois capítulos que tratam sobre o referencial teórico e um que descreve a metodologia utilizada. Inicialmente, foi realizado um estudo teórico acerca das políticas públicas em educação ambiental existentes no Brasil a partir de um estudo da legislação nacional e estadual sobre a temática em questão abordando a Política Nacional do Meio Ambiente de 1981, Constituição Federal de 1998, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, Parâmetros Curriculares Nacionais de 1997, Política Nacional de Educação Ambiental de 1999, Política Estadual de Educação Ambiental e o Sistema Estadual de Educação Ambiental do Maranhão de 2010, Política Nacional de Resíduos Sólidos de 2010, Diretrizes Curriculares para Educação Ambiental de 2012, Plano Estadual de Educação Ambiental do Maranhão de 2018, Base Nacional Comum Curricular de 2019 e Decreto nº 48.911 de 14 de março de 2017 que criou os ecopontos em São Luís. Posteriormente, fez-se um levantamento dos estudos que abordam a educação ambiental nos anos inicias do ensino fundamental nos últimos cinco anos utilizando o Banco de Teses e Dissertações da CAPES. Esta pesquisa se classifica em uma pesquisa aplicada quanto a natureza, exploratória e descritiva quanto aos objetivos sob a perspectiva de Prodanov e Freitas (2013) e Gil (2009) e ainda em qualitativa quanto à abordagem, na perspectiva de Filho e Filho (2013). Em relação aos procedimentos, a pesquisa apresenta traços do estudo de caso segundo Gil (2009), sendo realizada em uma escola pública municipal, a Unidade de Educação Básica Olinda Desterro. Como instrumentos de coleta de dados serão utilizados entrevistas semiestruturadas com professores do 4º e 5º ano do ensino fundamental e coordenador pedagógico, se houver. Os dados coletados serão analisados conforme Bardin (2011) e será construído o produto final que consistirá num caderno de apoio didático que deve constituir um material de apoio para os professores do 4º e 5º ano no trabalho com a educação ambiental em resíduos sólidos. Este trabalho torna-se relevante pois traz contribuições, tanto teóricas quanto práticas, para o planejamento e trabalho com a educação ambiental em resíduos sólidos nos anos inicias.
Interno - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES
Presidente - 3426390 - ELISANGELA SANTOS DE AMORIM