Banca de DEFESA: ALINE APARECIDA NASCIMENTO FRAZÃO

DISCENTE: ALINE APARECIDA NASCIMENTO FRAZÃO
DATA: 10/12/2020
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: A TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO APOIO AO ENSINO DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA VISUAL: Uma proposta de intervenção em uma escola filantrópica do município de São Luís
PALAVRAS-CHAVES: Deficiência Visual. Tecnologia Assistiva. Estudante. Formação Continuada de Professores
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa teve por objetivo realizar uma intervenção pedagógica com professores com recursos de Tecnologia Assistiva visando à elaboração de um e-book para o ensino de estudantes com Deficiência Visual. A metodologia adotada foi a pesquisa aplicada por meio de intervenção na perspectiva da pesquisa participante. Os instrumentos utilizados foram: textos, fotografias, entrevistas estruturadas, questionários, observações participantes, roda de conversa, diário de campo, aplicativos de celular (@voice, Braille Tutor, Be my eyes, Eye-D), sintetizadores de voz (Virtual Vision, NVDA), softwares (Braille Fácil, Prancha fácil, Dosvox, Balabolka), plataforma digital (Google Meet), notebook e tablet. Para análise e interpretação dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo. Os resultados iniciais obtidos por meio de questionário realizado com os estudantes demonstraram que (75%), afirmaram que os professores utilizavam alguns recursos tecnológicos durante as aulas. Quanto os recursos de Tecnologia mais utilizados pelos professores, o computador é apontado com (50%) de utilização. Em relação aos conceitos, aplicações e diversidade de recursos de Tecnologia Assistiva, os resultados dos questionários revelaram que apenas (25%) dos estudantes conhecem os recursos no que se refere ao manuseio e utilidade. As entrevistas realizadas com as professoras demostraram a necessidade de uma melhor compreensão dos conceitos de Tecnologia Assistiva, manuseio e aplicabilidade na superação de barreiras comunicacionais, de acessibilidade e tecnológicas. Assim, foi possível confirmar que a Tecnologia Assistiva se constituiu em uma possiblidade dinâmica para o ensino e aprendizagem dos estudantes com deficiência visual, como também para a atuação pedagógica dos professores. Esta investigação revelou a necessidade da implementação de políticas públicas de formação continuada na temática abordada para professores que atuam com estudantes com deficiência visual nas escolas públicas de São Luís-MA, com o intuito de contribuir com o acesso aos conteúdos e a participação nas tarefas propostas de maneira interativa.
Interno - 1186443 - ELISA MARIA DOS ANJOS
Externo à Instituição - FRANCISCO ADELTON ALVES RIBEIRO - IFMA