Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIANE SILVA MARTINS

DISCENTE: FABIANE SILVA MARTINS
DATA: 14/12/2020
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: A Inclusão do Deficiente Visual no Universo do Conhecimento Químico: uma proposta de intervenção para promoção da educação científica no Ensino Fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Ciências, Deficiência Visual, Recursos Didáticos Adaptados
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente trabalho versa sobre o Ensino de Ciências/Química para estudantes com deficiência visual, como uma proposta de aprimorar este processo e favorecer a Alfabetização Científica. O Ensino de Ciências, no atual paradigma educacional, é entendido como fundamental para a formação de sujeitos críticos e participativos nas decisões para o bem estar social. Quando nos reportamos para o ensino de Ciências/Química evidenciamos que é uma disciplina que se utiliza bastante de recursos visuais, assim, esta pesquisa tem como objetivo geral subsidiar a construção de um instrumento de aprendizagem para o público com DV, bem como analisar o panorama referente a recursos didáticos adaptados para esses alunos que visem facilitar a aprendizagem efetiva de conteúdos de Ciências/Química no processo de educação cientifica do Ensino Fundamental. Para orientar as nossas discussões utilizamos em nosso referencial teórico autores como Chassot (2003), Camargo (2016), krasilchik (2000), Sasseron e Carvalho (2011), Santos e Mortimer (2001), Mantoam (2003), Mazzota (2005), bem como documentos oficiais que regulamentam a educação como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96, a Lei Brasileira de Inclusão de nº 13.146 de 2015 e a Base Nacional Curricular Comum de 2017, dentre outros. Nossa abordagem está sendo de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório. Quanto aos procedimentos faremos uso do Estudo de Caso e os instrumentos de coleta de dados construídos se pautam nas técnicas da entrevista e de questionário no formato de formulário Google Forms. Os sujeitos de pesquisa se concentram dentro de um grupo de professores de ciências do pólo Anil – SEMED/MA. Estamos na fase de reconhecimento de campo e de sujeitos de pesquisa. Devido ao atual contexto da PANDEMIA causada pelo COVID-19, pontuamos a necessária adaptação de procedimentos de coleta de dados que nos levou a utilizar o aplicativo WhatsApp e correios eletrônicos para encaminhamentos dos trabalhos. Esperamos que esta pesquisa possa contribuir para a prática profissional dos professores de Ciências do Ensino Fundamental e para aprendizagem de conteúdos químicos por parte de estudantes com deficiência visual.
Presidente - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES
Interno - 2416039 - LIVIA DA CONCEICAO COSTA ZAQUEU