Banca de QUALIFICAÇÃO: LEILA FERNANDA MENDES EVERTON REGO

DISCENTE: LEILA FERNANDA MENDES EVERTON REGO
DATA: 15/12/2020
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO: desafios e perspectivas na constituição do assessoramento em formação permanente na escola
PALAVRAS-CHAVES: Coordenação Pedagógica. Identidade Profissional. Assessor de Formação. Formação Continuada
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa tem por objetivo analisar os desafios encontrados pela coordenação pedagógica para afirmar a sua identidade profissional na escola como assessor de formação permanente, com vistas à elaboração de proposições teórico-metodológicas que auxiliem na construção da rotina de trabalho e no assessoramento pedagógico do coordenador pedagógico no município de Paço do Lumiar-MA. Assim, partimos da seguinte problemática: como a Coordenação Pedagógica pode planejar, organizar e executar estratégias de trabalho condizentes com as suas especificidades e identidade profissional, firmando-se como um assessor de formação permanente na escola na rede pública municipal de Paço do Lumiar? Para tanto, a opção metodológica é a Pesquisa-Ação, na vertente Pesquisa Colaborativa. Os sujeitos da pesquisa são 06 (seis) coordenadores pedagógicos que atuam em escolas da rede pública municipal de Paço do Lumiar-Ma e os gestores escolares das instituições nas quais trabalham os referidos profissionais. Selecionamos como instrumentos de geração de dados: Memorial Narrativo, Sessões Reflexivas e Questionário. A interpretação e análise dos dados acontecerá por meio da narrativa reflexiva e quadro de respostas. O produto da pesquisa se configura como uma agenda de trabalho do coordenador pedagógico. Assim, apresentamos este Projeto de Dissertação em 06 (seis) seções, distribuídas da seguinte maneira: na primeira seção apresentamos os elementos introdutórios que constituem a configuração teórica e organizativa do texto dissertativo. Na segunda seção destacamos aspectos conceituais sobre identidade profissional. Na terceira seção abordamos a formação identitária do coordenador pedagógico, percursos, desafios, saberes e práticas. Na quarta seção descrevemos os procedimentos metodológicos para a concretização deste trabalho e o produto da pesquisa. Na quinta seção apresentamos o Plano de Dissertação, destacando as etapas já concluídas e o que estar por vir até a defesa da dissertação. Na sexta e última seção apresentamos o cronograma da pesquisa. Para o subsídio teórico recorremos à Nóvoa (1992), Santos (2011), Papi (2005), Libâneo (2018), Imbernòn (2011), Domingues (2014), Almeida & Placco (2008, 2012, 2015), dentre outros.
Interno - 3223689 - ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES
Interno - 2412979 - MARIA JOSE ALBUQUERQUE SANTOS