Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de QUALIFICAÇÃO: SOLANGE CRISTINA CAMPOS DE JESUS

2020-11-28 12:31:03.882

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SOLANGE CRISTINA CAMPOS DE JESUS
DATA: 17/12/2020
HORA: 14:30
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NUMA PERSPECTIVA DIALÓGICA NO 3ºANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: a Unidade de Educação Básica Poeta Gonçalves Dias
PALAVRAS-CHAVES: Ensino da leitura e da escrita. Perspectiva dialógica. Alfabetização
PÁGINAS: 97
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A sociedade está impregnada de atos de leitura/escrita e a todo instante recorremos a esses instrumentos para atendermos às mais diversas demandas. Nesse sentido, por compreendermos a importância de sua aquisição e da função da escola ao ensinar as crianças a ler e a escrever o presente projeto de dissertação versa sobre práticas de leitura e de escrita desenvolvidas numa perspectiva dialógica numa turma do 3.º ano do Ensino Fundamental e de como esta opção metodológica tem colaborado para a formação inicial de leitores e escritores. Verificar a contribuição do desenvolvimento dessas práticas para a formação inicial de leitores e escritores é o objetivo geral da investigação. Na organização do projeto temos na primeira seção, a introdução que trata sobre a problemática da leitura e escrita nos Anos Iniciais, assim como dos objetivos gerais e específicos. A segunda traz um recorte teórico sobre a leitura e escrita, onde se abordam: as concepções em uso em algumas turmas do Ciclo de Alfabetização; as estratégias de leitura do formador de leitores; a importância das vivências da leitura e da escrita nas turmas de alfabetização e algumas propostas metodológicas para sua aplicação e entendimento, auxiliados nos aportes teóricos de: Bajard (2006), Jolibert (1994); Solé (1998); Vygotsky (2001), dentre outros que respaldarão o trabalho. A terceira seção descreve a metodologia da investigação de natureza qualitativa do tipo pesquisa ação que aponta como será realizada e os instrumentos de coleta de dados como o diagnóstico piloto e pôsintervenção aplicado num grupo focal, a observação participante e a entrevista semiestruturada que serão aplicados nos estudantes e na professora do 3.º ano de uma turma da Unidade de Educação Básica Poeta Gonçalves Dias, localizada em Paço do Lumiar. A quarta seção contém a descrição da Proposta de Intervenção e do produto a ser elaborado, um caderno de orientações didáticas para auxiliar na prática pedagógica da professora e o Plano de Dissertação com o planejamento das ações ainda a serem realizadas
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1781306 - SAMUEL LUIS VELAZQUEZ CASTELLANOS
Interno - 407784 - MARIZE BARROS ROCHA ARANHA
Interno - 1352588 - VANJA MARIA DOMINICES COUTINHO FERNANDES

fim do conteúdo