Banca de QUALIFICAÇÃO: SONIA GISELLY KAROLCZYK CORREIA

DISCENTE: SONIA GISELLY KAROLCZYK CORREIA
DATA: 16/12/2020
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: RELAÇÕES DE GÊNERO: discursos e práticas docentes em anos iniciais da UEB Dom Delgado
PALAVRAS-CHAVES: Relações de gênero. Formação de professores. Educação. Ideologia de gênero.
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa trata das relações de gênero em Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Tem como objetivo contribuir com a formação continuada dos/as professores/as da UEB Dom Delgado, desenvolvendo um produto capaz de auxiliar e estimular as práticas pedagógicas sobre a temática das relações de gênero com seus/as alunos/as em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo participante e, se fundamenta na concepção pós-estruturalista. O estudo dialoga com os autores Peters (2000), Lopes (2013) e Silva (2015) que discutem o pós-estruturalismo; sobre relações de gênero dialoga com Nicholson (2000), Scott (1995;1998), Louro (1997) e Auad (2005) e, sobre formação docente destaca os estudos de Tardif (2000), Imbernón (2011), Pimenta (1997) dentre outros. O presente projeto de dissertação está estruturado em cinco seções: na Introdução, apresentamos o tema, justificativa, objetivos, a relevância social da pesquisa e, a trajetória profissional que nos conduziu ao encontro do tema. Na segunda seção, apresentamos o referencial teórico adotado na pesquisa até o presente momento. Na terceira seção, tratamos da Metodologia, na qual apresentamos um estudo do tipo Estado da Arte sobre as relações de gênero em Anos Iniciais do Ensino Fundamental, realizado no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, discutimos sobre a Análise do Discurso, forma de análise e interpretação dos dados escolhida para a pesquisa, destacando os escritos de Foucault (2012), Fernandes (2008) e Gregolin (1995) e, ainda o percurso metodológico percorrido até o momento e o que ainda será construído no curso da pesquisa. Na quarta seção, apresentamos o Plano da Dissertação, o qual compreende as referidas seções deste projeto e, as que pretendemos desenvolver no decorrer da aplicação da pesquisa. Na quinta sessão, apresentamos um cronograma de execução da referida pesquisa com todas as etapas já concluídas e, as que ainda serão realizadas na pesquisa.
Presidente - 1186443 - ELISA MARIA DOS ANJOS
Interno - 3426390 - ELISANGELA SANTOS DE AMORIM