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Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO FERREIRA DA PÁSCOA FILHO

2020-11-27 21:05:12.313

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO FERREIRA DA PÁSCOA FILHO
DATA: 17/12/2020
HORA: 14:30
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: O ENSINO DE FILOSOFIA E A CONTRIBUIÇÃO DAS ARTES VISUAIS: Uma metodologia interdisciplinar no contexto de uma escola pública maranhense
PALAVRAS-CHAVES: Metodologia filosófica. Artes visuais. Interdisciplinaridade
PÁGINAS: 53
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa se refere aos desafios do ensino de filosofia no nível médio e também das possibilidades de construção de uma metodologia interdisciplinar voltada para as aulas de filosofia no contexto do Ensino Médio maranhense, tendo como suporte as artes visuais. A pesquisa será realizada na escola pública: C. E. Luís Augusto Barros, no município de São Mateus do Maranhão. O objetivo geral da pesquisa é a construção de uma metodologia interdisciplinar voltada para as aulas de filosofia no Ensino Médio. Os objetivos específicos são: I - Desenvolver uma proposta metodológica para o ensino de filosofia no ensino médio, levando em conta o suporte das artes visuais, no espaço da Instituição escolar de nível médio escolhida. II - Aplicar e constatar dentro do ambiente escolar proposto a realização concreta do processo interdisciplinar entre filosofia e artes visuais; III - Propor como produto educacional, fruto da fase final da pesquisa, um manual didático-metodológico que contribua para otimizar o ensino de filosofia no nível médio maranhense. A pesquisa tem como principal questão norteadora: Que contribuições concretas as artes visuais podem dá rumo a construção de uma metodologia que seja significativa para as aulas de filosofia? O estudo está sistematizado da seguinte maneira: (Introdução), onde expomos a justificativa para a escolha do objeto de pesquisa, objetivos, questionamentos e alguns dos aportes teóricos que fundamentam a pesquisa como: Marilena Chauí (2000); Dalton José Alves (2002); Lídia Maria Rodrigo (2014); Cipriano Carlos Luckesi (1994); Maria Lúcia de Arruda Aranha (2006); Pedro Gontijo e Erasmo Baltazar Valadão (2004); Renata Pereira Lima Aspis (2004); Fávero (2004); Marcos Nobre e Ricardo Terra (2007); Prendin (2009); Eisner (1991); Feitosa (2009); Sílvio Gallo (2012); Anne Cauquelin (2005); Catherine Millet (1997), entre outros que serão incluídos no decorrer da pesquisa. E duas seções seguinte. Abordamos na primeira seção pontos como: o conceito do que seja a filosofia; sua importância para o processo educativo; os vários desafios que cercam a filosofia e seu ensino. Na segunda seção analisamos pontos como: o que é a arte?; As artes visuais: um olhar para a contemporaneidade; e como as artes visuais podem contribuir com o ensino de filosofia no nível médio. A terceira seção trata da metodologia da pesquisa, onde enfatizamos pontos como: o tipo de pesquisa; descrição do local da pesquisa; Para a análise e interpretação dos dados optamos pela análise de conteúdo. A quarta seção versa sobre o plano da dissertação, onde é descrito o trajeto da pesquisa. Por último, trazemos o Cronograma dos passos realizados e daqueles que ainda estão por realizar. E as referências que já foram usadas
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 407600 - ANTONIA DA SILVA MOTA
Interno - 2806075 - JOAO FORTUNATO SOARES DE QUADROS JUNIOR
Presidente - 2804587 - VIVIANE MOURA DA ROCHA

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