Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS AURELIO DOS SANTOS FREITAS

DISCENTE: MARCOS AURELIO DOS SANTOS FREITAS
DATA: 17/12/2020
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: TAMBOR DE CRIOULA COMO PRESSUPOSTO PARA A IMPLEMENTAÇÃODA LEI 10.639/2003: um estudo de caso na Unidade de Educação Básica Professora Rosália Freire São Luís
PALAVRAS-CHAVES: Tambor de Crioula. Educação-Étnico Racial. Lei 10.639/03. Escola
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente dissertação trata sobre Tambor de Crioula como pressuposto para a implementação da Lei nº 10.639/2003, na Unidade de Educação Básica (UEB) Professora Rosália Freire. O objetivo da pesquisa é investigar sobre o tambor de crioula, enquanto uma manifestação afro-maranhense, na perspectiva de desenvolver um Caderno de Orientações Didáticas que contemple a História e Cultural Afro-Brasileira e Africana. As principais referências bibliográficas utilizadas foram: Ferretti (2002), Gomes (2012), Munanga (2012), Laraia, (2004), Nogueira (2012) e Rocha,(2014). O método de procedimento da pesquisa a ser adotado será o Estudo de Caso Instrumental. Os sujeitos da pesquisa serão professores do 4° e 5° ano do Ensino Fundamental, o/a gestor(a) escolar e o/a coordenador(a) pedagógico(a). Os instrumentos de coleta de dados serão a observação sistemática, as entrevistas e questionários. A análise e interpretação dos dados se dará por meio de quadros de respostas, gráficos, tabelas e fotografias (imagens paradas). O estudo está organizado nas seguintes seções, a seguir. A primeira seção se refere à introdução, na qual apresentamos a justificativa, a caracterização e delimitação do objeto, os objetivos que configuram o percurso teórico, metodológico e organizativo do texto dissertativo. A segunda seção descreve a contextualização da Educação para as Relações Étnico-Raciais no Brasil, da Lei nº 10.639/03 a Lei nº 11.645/08 com suas adaptações. A terceira seção discorre sobre a Lei nº 10.639/03 e o fortalecimento da identidade negra, abordando a diversidade étnico racial e seus conflitos no espaço escolar. A quarta seção trata, sobre o tambor de crioula, resistência e cultura afro maranhense no contexto das danças circulares e suas representações culturais. A quinta seção discorremos sobre a pesquisa empírica, que ficou dividida nas seguintes subseções: a caracterização da escola a ser pesquisada, a qual será a UEB Professora Rosália Freire; a metodologia da pesquisa e a descrição do produto educacional, que será um Caderno de Orientações Didáticas. Na sexta seção descrevemos o Plano da Dissertação, o qual discorremos sobre as seções realizadas e que ainda pretendemos fazer, conforme as orientações da banca de qualificação. Na sétima e última seção, descrevemos o cronograma da pesquisa.
Presidente - 3223689 - ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES
Interno - 3426390 - ELISANGELA SANTOS DE AMORIM