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Banca de DEFESA: DANIA RAFAELA FERREIRA CARVALHO

2021-04-27 19:07:43.088

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIA RAFAELA FERREIRA CARVALHO
DATA: 25/05/2021
HORA: 08:30
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: AS AÇÕES LÚDICAS E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS EXPERIÊNCIAS INFANTIS: tecendo saberes e fazeres de (as) educadores (as) de crianças pequenas São Luís
PALAVRAS-CHAVES: Ações lúdicas. Prática pedagógica. Crianças pequenas. Educação Infantil.
PÁGINAS: 190
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente investigação versa sobre as ações lúdicas e práticas pedagógicas nas experiências infantis: tecendo saberes e fazeres para educadores (as) de crianças pequenas da rede Municipal de ensino de Paço do Lumiar. O objetivo da pesquisa foi analisar como as ações lúdicas se apresentam na prática de ensino das educadoras, de forma que garanta às crianças uma aprendizagem significativa, com vistas à construção de um caderno de Orientações Pedagógicas. A pesquisa tem como questionamento central saber de que maneira os (as) educadores (as) utilizam a ludicidade nas suas práticas pedagógicas visando à promoção de experiências infantis significativas as crianças pequenas? Os principais referenciais bibliográficos usados foram: Winnicott (1975), Ariès (1981), Wajskop (1995), Luckesi (2005), Huizinga (2008), Brougère (2010), Kishimoto (2010), Oliveira (2011), Almeida (2013), Freitas (2016) e Kuhlmann Junior (2015). A metodologia de abordagem da pesquisa foi a Quali-quantitativa, e de procedimento usamos as pesquisas com enfoque bibliográfico, Estado da Arte, documental. Foi uma pesquisa descritiva-exploratória. Tendo como aportes teóricos Ferreira (2000), Figueiredo (2007), Prodanov e Freitas (2003), Roesch (1996), Marconi e Lakatos (2003), Gil (2008) Silva e Menezes (2005) e Gatti (2004). Os instrumentos de produção e coleta de dados foram: textos, documentos, planos de aula, questionário online. Para análise e interpretação de dados, utilizamos as descrições das respostas dos questionários, dos planos de aula. Na quinta seção discorremos sobre a análise da pesquisa com os educadores infantis. E na última fizemos a descrição do nosso produto final. Concluímos que os dados encontrados nos revelou que no decorrer da pesquisa que os educadores infantis mesmo sem terem desde a formação profissional inicial um maior espaço para a formação Lúdica, os mesmos buscam através da formação continuada e as experiências vividas em sala de aula e com outros profissionais adquirirem ou melhorarem suas habilidades lúdicas e ressignificarem suas práticas diárias entendendo que as ações lúdicas fazem parte do processo natural de aprendizagem das crianças pequenas e a partir delas o processo de criatividade, criação e construção de conhecimento das crianças é realizado de maneira mais prazerosa, espontânea, tendo significado para o universo infantil. Encerramos a pesquisa com a materialização do produto final: o caderno de orientações pedagógicas com ações lúdicas como suporte para os educadores infantis.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO
Externo ao Programa - 2561518 - KARLA BIANCA FREITAS DE SOUZA MONTEIRO
Interno - 2412979 - MARIA JOSE ALBUQUERQUE SANTOS

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