Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de DEFESA: MARIA JOSE DE MELO E ALVIM AGUIAR

2021-06-08 22:59:15.592

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA JOSE DE MELO E ALVIM AGUIAR
DATA: 05/07/2021
HORA: 08:30
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: COSTURANDO NARRATIVAS PELOS FIOS DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EM CONTEXTO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
PALAVRAS-CHAVES: Coordenação Pedagógica. Currículo. Educação Infantil. Narrativa Autobiográfica.
PÁGINAS: 245
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A tessitura desta pesquisa dá-se na costura de um estudo sobre o coordenador pedagógico, compreendido como sujeito de narrativas, que atravessam seu percurso autoformativo ao desenvolver atividades no âmbito da Educação Infantil, e do currículo, enquanto artefato cultural que se processa nas inter-relações sociais e pedagógicas. O interesse pela pesquisa reverbera a necessidade de comunicar experiências transcorridas na dinâmica formativa dos fazeres e saberes do coordenador, enquanto profissional que precisa ser conhecido no decurso da vida formativa e culmina no questionamento definidor da pesquisa: “como o coordenador pedagógico poderá desenvolver suas atividades frente ao currículo da Educação Infantil potencializada pela sua escrita autobiográfica?”. O objetivo central se consolida em conhecer o coordenador pedagógico em suas atividades junto ao currículo pela narrativa autobiográfica com vistas à construção de um produto educacional. E, desdobra-se nos objetivos específicos que visam: investigar a história da coordenação pedagógica no bojo de suas atividades pedagógicas diante do currículo da Educação Infantil; identificar a inter-relação da perspectiva autobiográfica como estratégia autoformativa junto ao coordenador pedagógico; construir um Caderno Narrativo em colaboração com coordenador pedagógico em contribuição ao seu percurso autoformativo. Esta pesquisa de abordagem qualitativa estabelece uma metodologia sob o viés bibliográfico e documental através da revisão de literatura ancorada em estudos de Placco e Almeida (2012), Placco e Souza (2010), Horta (2007), Cunha (1997), Libâneo (2004), Kramer (2003), Gomes (2009), Giroux (1986), Goodson (2018) e os documentos mais atuais da Educação Infantil (DCNEI; BNCCEI), e as pesquisas de Souza (2017), Benjamin (1987), Larrosa (2002), Josso (2007), Jovechelovitch e Bauer (2002) e Da Silva Sousa(2015), encaminham-na à abordagem autobiográfica, dispondo de cartas autobiográficas para recolha de informações acerca do coordenador pedagógico que se assume como sujeito da pesquisa, lançando mão de ferramentas das TICs (e-mail e whatsapp), em detrimento da pandemia do COVID-19. Após a recolha e a sistematização dos dados processou-se a análise descritiva e interpretativa, respeitando representações e apreensões postas pelas escritas de si, vindo a compor a construção do produto educacional, o qual traz no escopo de sua estrutura a compilação de sugestões ao processo de autoformação, mediatizado na formação continuada do coordenador pelas cartas autobiografadas, como material para continuidade de futuras pesquisa na perspectiva narrativa/autobiográfica.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO
Externo à Instituição - MARIA GORETI DA SILVA SOUSA - UESPI
Presidente - 2412979 - MARIA JOSE ALBUQUERQUE SANTOS

fim do conteúdo