Banca de DEFESA: DARLAN MELO

DISCENTE: DARLAN MELO
DATA: 28/07/2021
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA AOS PROFESSORES SEM FORMAÇÃO ACADÊMICA NESSA DISCIPLINA: um estudo na Educação de Jovens e Adultos em São José de Ribamar/MA
PALAVRAS-CHAVES: EJA. Formação docente. Metodologia ensino de História.
ÁREA: Educação
RESUMO: Este trabalho construiu um e-book a fim de sugerir diferentes metodologias sobre o ensino de História no supletivo 8º/9º anos – 5ª etapa, nível II da EJA, para melhor compreensão dos alunos. Os sujeitos da pesquisa foram os professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em São José de Ribamar/MA, que ensinam História sem formação acadêmica nessa disciplina. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas e questionários. Os principais teóricos utilizados como fonte bibliográfica foram: Freire (1981, 1996, 2001), Freire e Faundez (1985), Freire e Shor (1986), Schmidt (2003), Rüsen (2010) e Bittencourt (2018). Teve como objetivo geral analisar as respostas dadas pelos professores sobre o ensino e prática metodológica em História, no intento de construir um e-book com sugestões metodológicas sobre o ensino de História para o supletivo 8º/9º anos – 5ª etapa, nível II da EJA. Como objetivos específicos: identificar estudos e pesquisas que abordem sobre docentes que lecionam disciplinas diferentes a da sua formação acadêmica; situar a EJA historicamente; discorrer acerca de elementos teórico-metodológicos que constituem o ensino de História; analisar especificidades da prática metodológica do docente que leciona História na EJA, que não possui formação acadêmica nessa disciplina; produzir um e-book com sugestões metodológicas para ensino de História da 5ª etapa que compreende o 8º e 9º ano, nível II, da Educação de Jovens e Adultos em São José de Ribamar/MA. O problema desta pesquisa consistiu no questionamento: quais as práticas metodológicas elencadas e usadas pelos docentes sem formação universitária em História no ensino dessa disciplina na EJA, e como o produto de nossa desta pesquisa poderia colaborar com o trabalho deles? Apresenta-se análise sobre os dados coletados dos questionários e entrevista, relacionando-os com os autores desta pesquisa. Percebeu-se, nos dados do questionário e entrevistas, dificuldades nas metodologias usadas pelos professores que ensinam História sem formação nessa disciplina, na Educação de Jovens e Adultos em São José de Ribamar. O e-book apresentou metodologias de ensino, de acordo com as necessidades relatadas na referida pesquisa.
Presidente - 407600 - ANTONIA DA SILVA MOTA
Interno - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO