Banca de DEFESA: TALITA FURTADO FERREIRA

DISCENTE: TALITA FURTADO FERREIRA
DATA: 29/07/2021
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: AFETIVIDADE E A FORMAÇÃO DE CRIANÇAS LEITORAS: contribuições da teoria Walloniana
PALAVRAS-CHAVES: Afetividade; Leitura; Crianças; Wallon.
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa analisou a afetividade na perspectiva Walloniana e suas contribuições para a formação de crianças leitoras. A investigação partiu de alguns questionamentos centrais: Qual a concepção dos educadores sobre a afetividade e como se tem pensado a constituição dos processos afetivos nas relações do sujeito com o conhecimento que acontecem na escola? De que maneira a afetividade pode contribuir com a prática docente no ensino da leitura e na aprendizagem das crianças? Quais orientações teórico-metodológicas contribuem para imprimir a afetividade no processo de aquisição da leitura? A partir destas indagações, foi pensado o objetivo geral da pesquisa que consistiu em analisar a contribuição da afetividade na formação de crianças leitoras, com vistas a construir um Caderno de Orientações Pedagógicas para docentes alfabetizadores. Como desdobramento, foram acrescentados os seguintes objetivos específicos: identificar a concepção dos docentes acerca da afetividade no processo de aquisição da leitura pelas crianças; averiguar como se tem constituído os processos afetivos entre educadores e educandos e destes com a leitura no espaço escolar; sensibilizar os docentes para a necessidade de incluir a afetividade no processo de ensino e aprendizagem da leitura e elaborar orientações teórico-metodológicas materializada em um Caderno de Orientações Pedagógicas. Nesta pesquisa, recorreu-se principalmente aos estudos de Wallon (1968/1990/2008), apesar de também ser realizado o diálogo com outros autores tais como: Vygotsky (2003/2008); Galvão (2001); Almeida (2011); Leite (2011). Smolka (2012); Goulart; Souza (2015); Bajard (2012), entre outros, nos forneceram subsídios teóricos em relação as concepções de leitura. Já como metodologia foi utilizada as pesquisas de revisão de literatura, do tipo estado da arte e documental. Do ponto de vista de seus objetivos, a presente pesquisa teve caráter exploratório e descritivo. Os sujeitos participantes da pesquisa foram docentes que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os instrumentos de geração de dados foram o questionário misto e a entrevista semiestruturada. Para tanto, foram utlizadas plataformas digitais online através das ferramentas do Google, tais como Google Forms e Google Meet, a primeira para o questionário e, a segunda, de áudio e vídeo para as entrevistas. As análises e interpretação dos dados gerados, com enfoque qualitativo, foi realizada por meio de quadros, tabelas e através das análises das respostas do questionário e das entrevistas. Os dados encontrados no decorrer da pesquisa revelaram que a maioria das docentes apresentavam uma concepção equivocada em relação à afetividade, reduzindo o seu conceito às relações de amor, carinho, respeito e confiança entre educadores e educandos. Contudo, as suas narrativas retrataram um empenho em considerar algumas decisões pedagógicas importantes na mediação pedagógica, ainda que as mesmas não tenham clareza que a afetividade está presente nesses momentos ou etapas desenvolvidas em seu trabalho pedagógico. A pesquisa foi finalizada com a materialização do produto educacional, o Caderno de Orientações Pedagógicas, com o objetivo de tornar o ambiente escolar mais rico em possibilidades, a partir da reflexão acerca da afetividade como um elemento importante no processo de ensino-aprendizagem.
Presidente - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO
Interno - 1352588 - VANJA MARIA DOMINICES COUTINHO FERNANDES