Banca de QUALIFICAÇÃO: HELLEN ROSE DE SOUSA LIMA

DISCENTE: HELLEN ROSE DE SOUSA LIMA
DATA: 05/08/2021
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA ESCOLA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS(ES) DE ARTES VISUAIS
PALAVRAS-CHAVES: Educação Emocional. Formação de professores. Artes Visuais.
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa investiga a Educação Emocional na escola, a partir dos relatos de práticas pedagógicas de professoras(es) de Artes Visuais. Elegemos, deste modo, os seguintes objetivos de pesquisa: a) construir uma proposta de intervenção pedagógica sobre a Educação Emocional, visando elaborar um Caderno de Orientações Pedagógicas contendo propostas metodológicas para a formação continuada de professoras(es) de Artes Visuais, b) verificar, por meio de entrevistas, se há nas práticas pedagógicas das(os) professoras(es) de Artes Visuais de São Luís referências sobre trabalho para a Educação Emocional, c) construir uma proposta de formação continuada com professoras(es) de Artes Visuais, a partir de entrevistas realizadas com esses profissionais da educação, com enfoque na Educação Emocional; d) elaborar um acervo didático, advindo do trabalho do Caderno de Orientações Pedagógicas para a Educação Emocional nas aulas de Artes Visuais, contendo propostas e informações pensadas a partir das entrevistas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. O referencial teórico se fundamentou nos estudos de Boaventura (2020), Damásio (2012), Goleman (2012), Gardner (2007), Ledoux (2007), Vigotsky (1933), dentre outras(os).
Interno - 2806075 - JOAO FORTUNATO SOARES DE QUADROS JUNIOR
Interno - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO