Banca de QUALIFICAÇÃO: HELLEN ROSE DE SOUSA LIMA

DISCENTE: HELLEN ROSE DE SOUSA LIMA
DATA: 05/08/2021
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA ESCOLA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS(ES) DE ARTES VISUAIS
PALAVRAS-CHAVES: Educação Emocional. Formação de professores. Artes Visuais.
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa investiga a Educação Emocional na escola, a partir dos relatos de práticas pedagógicas de professoras(es) de Artes Visuais. Elegemos, deste modo, os seguintes objetivos de pesquisa: a) construir uma proposta de intervenção pedagógica sobre a Educação Emocional, visando elaborar um Caderno de Orientações Pedagógicas contendo propostas metodológicas para a formação continuada de professoras(es) de Artes Visuais, b) verificar, por meio de entrevistas, se há nas práticas pedagógicas das(os) professoras(es) de Artes Visuais de São Luís referências sobre trabalho para a Educação Emocional, c) construir uma proposta de formação continuada com professoras(es) de Artes Visuais, a partir de entrevistas realizadas com esses profissionais da educação, com enfoque na Educação Emocional; d) elaborar um acervo didático, advindo do trabalho do Caderno de Orientações Pedagógicas para a Educação Emocional nas aulas de Artes Visuais, contendo propostas e informações pensadas a partir das entrevistas. Neste relatório de qualificação apresentamos, além da introdução, seis sessões, sendo duas compostas por revisões de literatura, uma pelos processos metodológicos da pesquisa e as demais pelo plano da dissertação, a seção que será construída após este exame e as considerações finais. A primeira seção discute a Educação Emocional, apresentando aspectos importantes sobre as diferenças conceituais acerca dos constructos sentimento, pensamento, emoção e afeto. Há quatro subseções intituladas neurobiologia das emoções, as teorias psicoevolucionistas, a teoria cognitivista e as terias sociais. A segunda seção é sobre formação de professores de Artes Visuais, momento em que discutimos em quatro subseções, a Artes Visuais e a Educação Emocional, o conceito de professor pesquisador reflexivo, a importância da Educação Emocional na escola e aspectos importantes sobre o ensino de Artes Visuais no Brasil. O referencial teórico apresentado nessas seções se fundamenta nos estudos de Barbosa (2019), Chamlian (2008), Damásio (2012), Dewey (2010), Ekman (2011), Goleman (2012), Gardner (2007), Imbernón (2011), Ledoux (2007), Nóvoa (2002), Read (2016), Santos (2020), Sartre (1905), Vigotsky (1975), Wallon (1995), dentre outras(os). E a terceira seção apresenta os percursos metodológicos da pesquisa. Em sete subseções, apresenta-se as caracterizações gerais da pesquisa (qualitativa, aplicada, descritiva) que elegeu como sujeitos participantes professoras(es) de Artes Visuais de escolas públicas de São Luís, como instrumentos de coletas de dados entrevistas semi-estruturadas, questionários e oficinas criativas e a análise de conteúdo como dispositivo de análise dos dados. E como produto desta pesquisa realizaremos o Caderno de Orientações Pedagógicas, a ser realizado de modo colaborativo. Por fim, descreve-se o Produto Educacional da Pesquisa, a seção a ser construída e as considerações finais.
Presidente - 1296451 - MARILDA DA CONCEICAO MARTINS
Interno - 2806075 - JOAO FORTUNATO SOARES DE QUADROS JUNIOR