Banca de QUALIFICAÇÃO: MÁRCIA KALLINKA ROSA ARAUJO CHAVES

DISCENTE: MÁRCIA KALLINKA ROSA ARAUJO CHAVES
DATA: 16/08/2021
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: O COMPONENTE CURRICULAR SOCIOLOGIA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: desafios da prática docente São Luís
PALAVRAS-CHAVES: Ensino remoto. Sociologia. Ensino Médio. Formação docente. Tecnologia.
ÁREA: Educação
RESUMO: sociologia possibilita reflexões constantes nos mais variados contextos sociais e apresenta grande relevância no contexto educacional, pois os alunos no Ensino Médio começam a tomar consciência das possibilidades de participação em debates sociais. A seguinte pesquisa versa sobre ocomponente curricular de Sociologia no contexto do ensino remoto emergencial: desafios da prática docente. Tem como objetivo geral, investigar junto aos docentes quais as práticas pedagógicas utilizadas para trabalhar os conteúdos de Sociologia e a partir dessas experiências, propor sugestões para a melhoria das atividades pedagógicas e consequentemente, construir um catálogo com recursos digitais para subsidiar o trabalho docente e apoiar às aulas de Sociologia no Ensino Médio. Para tanto, a pesquisa está fundamentada nos seguintes autores: Marshall (2007), Perrenoud (2000), Moraes (1999), Pimenta (1999), Coutinho (2011), Calbucci (2016), Nóvoa (2007), Zabala (1998), além dos documentos oficiais que norteiam a educação nacional. A pesquisa será realizada numa escola pública da rede federal de ensino e a metodologia utilizada será o estudo de caso, de abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. Utilizaremos como procedimentos de coleta de dados, entrevista semi-estruturada e questionário fechado, por meio das plataformas digitais Google Meet e Google Formulários. A pesquisa está dividida nas seguintes seções: Introdução; Os Conteúdos da Sociologia no Ensino Médio e a Legislação Educacional Brasileira: o que dizem os documentos oficiais; A Formação Docente e as Demandas da Contemporaneidade; Metodologia da pesquisa, Descrição do produto da pesquisa; Plano da dissertação; Cronograma e Referências.
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Interno - 407600 - ANTONIA DA SILVA MOTA