Banca de DEFESA: LETICIA MENDONCA DA SILVA

DISCENTE: LETICIA MENDONCA DA SILVA
DATA: 27/10/2021
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O DESCARTE CORRETO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: orientações didáticas para os professores do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental da U.E.B. Olinda Desterro
PALAVRAS-CHAVES: Educação ambiental. Descarte de resíduos sólidos. 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta dissertação tem como objetivo investigar como vem sendo trabalhada a educação ambiental e o descarte correto de resíduos sólidos no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental da Unidade de Educação Básica Olinda Desterro – escola da rede municipal de São Luís/MA, na perspectiva dos professores, com vistas a produzir um caderno de orientações didáticas com propostas metodológicas de ensino que considerem o contexto social dos(as) alunos(as). Trata-se de uma pesquisa classificada em aplicada, quanto à natureza, exploratória e descritiva, quanto aos objetivos, sob a perspectiva de Prodanov e Freitas (2013) e Gil (2009), e ainda em quanti-qualitativa, quanto à abordagem, na perspectiva de Farias Filho e Arruda Filho (2013). Diante disso, fez-se um estudo teórico acerca dos aspectos legais da educação ambiental no Brasil, tais como: a Constituição Federal de 1998, os Parâmetros Curriculares Nacionais de 1997, a Política Nacional de Educação Ambiental de 1999, a Política Nacional de Resíduos Sólidos de 2010, as Diretrizes Curriculares para Educação Ambiental de 2012, o Plano Estadual de Educação Ambiental do Maranhão de 2018, a Base Nacional Comum Curricular de 2017 e o Decreto nº 48.911 de 14 de março de 2017 que criou os Ecopontos no município de São Luís/MA, entre outros. Aborda-se, também, sobre o descarte de resíduos sólidos nas práticas docentes. Posteriormente, fez-se um levantamento dos estudos (teses e dissertações) no Banco de Teses e Dissertações da CAPES que tratam da educação ambiental nos anos inicias do Ensino Fundamental no período de 2015 a 2019. Em seguida, descreve-se a metodologia e a análise dos dados coletados. Em relação aos procedimentos, a pesquisa apresenta traços de estudo de caso, segundo Gil (2009), sendo realizada em uma escola pública municipal de São Luís/MA, a Unidade de Educação Básica Olinda Desterro. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado o questionário online com professores do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Os dados coletados foram estudados através de uma análise estatística, segundo Gerhardt e Silveira (2009). Verificou-se que as professoras não tiveram em sua formação inicial e continuada o estudo aprofundado das questões ambientais que pudessem dar embasamento teórico-metodológico para o desenvolvimento de atividades no contexto escolar. De um modo geral, as professoras informaram que o trabalho com essa temática ocorre com pouca frequência, de forma esporádica. Por fim, a partir da análise dos dados, elaborou-se um caderno de orientações didáticas que constitui um material de estudos e reflexões com propostas metodológicas para o trabalho com a educação ambiental, com foco no descarte correto de resíduos sólidos. Por fim, acredita-se que este trabalho possa trazer contribuições, tanto teóricas quanto práticas, para o planejamento e trabalho com a educação ambiental e o descarte correto de resíduos sólidos no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.
Presidente - 2339735 - KACIANA NASCIMENTO DA SILVEIRA ROSA
Externo ao Programa - 1767068 - MARIA DO SOCORRO ESTRELA PAIXAO