Banca de DEFESA: JULIO CESAR ALBINO MARINS

DISCENTE: JULIO CESAR ALBINO MARINS
DATA: 17/11/2021
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: PROPOSTA DIDÁTICA PARA A PRODUÇÃO DE TEXTOS MULTIMODAIS EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA COM ALUNOS DO 9º ANO DO CENTRO DE ENSINO “ESTADO DO PARÁ”, EM SÃO LUÍS/MA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino e aprendizagem. Língua Portuguesa. Linguística Textual. Texto Multimodal.
ÁREA: Educação
RESUMO: Este trabalho de pesquisa tem como objetivo elaborar uma proposta didática que contribua para tornar as aulas de Língua Portuguesa mais interessantes a atraentes, considerando os princípios teóricos da Linguística Textual (LT). Esses princípios são subsidiados por pensadores como Ingedore Koch, Luiz Antônio Marcuschi, Antunes, Gregolin, Isenberg, Halliday e Hasan, Vater, Prince, Lesniewski, Apothéloz e Reicher- Beguelin, entre outros. A escolha da LT se justifica pela busca de sentido para o ensino de Língua Portuguesa centrada no uso de textos (e textos multimodais), de modo a familiarizar o discente com tipos de textos que ele já utilizou e que ainda vai utilizar no seu dia a dia. Em termos metodológicos, esta pesquisa é do tipo intervenção pedagógica, cujo propósito é gerar soluções para dificuldades de docentes e discentes. Lança-se mão da pesquisa aplicada por meio de um método de abordagem e de procedimentos. O método de abordagem é responsável pelo raciocínio nas etapas fundamentais de uma pesquisa. O método de procedimento abrange as etapas mais concretas da investigação, com explicação geral dos fenômenos. Esta pesquisa é também bibliográfica, pois foram examinadas obras de vários autores sobre o desenvolvimento e história da Linguística Textual, além de formação de professores. Os instrumentos de coletas de dados foram a observação, a entrevista com a professora e com os alunos e resolução de um questionário sobre o tema investigado. A observação foi do tipo observação não participante. As entrevistas semiestruturadas foram organizadas conforme um roteiro prévio, cuja finalidade foi conhecer como os alunos produzem seus textos. Para alcançar esses objetivos, adotamos um percurso metodológico cíclico em espiral, pautado no método de pesquisa do tipo Pesquisa do tipo Pesquisa ação, com abordagem predominantemente qualitativa. Os sujeitos participantes da pesquisa consistem na professora de Língua Portuguesa e nos 30 estudantes de uma turma do 9º Ano do Ensino Fundamental do Centro de Ensino “Estado do Pará”/Liberdade. Os resultados nos permitem concluir que o uso dos textos Multimodais em turmas do Ensino Fundamental, na disciplina de Língua Portuguesa, é uma estratégia adequada para esse público, com benefícios enriquecedores, pois estimulam a pesquisa interativa, a organização dos trabalhos de forma coletiva, a descoberta de vários talentos literários que foram observadas durante a realização das tarefas e a melhora consideravelmente da escrita e leitura colaborativa dos alunos. Esses resultados apontam para a ampliação da percepção dos estudantes sobre o uso da internet e dos seus aparelhos celulares de modo equilibrado esse novo ensino remoto e híbrido, viabilizando e favorecendo a construção do conhecimento de qualquer natureza. Ademais, os resultados obtidos permitem concluir que a utilização dos Textos Multimodais é uma potencial estratégia educativa que motiva o processo de ensino aprendizagem na disciplina de Língua Portuguesa, bem como em outra disciplina, considerando a interação com a internet e a resolução de atividades desafiadoras principalmente nesse momento em que vivemos com o ensino remoto. Constatamos, ainda, a construção das habilidades no domínio cognitivo superior, como analisar, avaliar e criar, e a formação de um discente criativo, ativo, autônomo, consciente e atuante em seu processo de aprendizagem.
Presidente - 407784 - MARIZE BARROS ROCHA ARANHA
Externo ao Programa - 406581 - SONIA MARIA CORREA PEREIRA MUGSCHL