Banca de DEFESA: FABIANE SILVA MARTINS
2021-11-08 18:13:24.055
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIANE SILVA MARTINS
DATA: 09/12/2021
HORA: 08:30
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: A INCLUSÃO DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO UNIVERSO DO
CONHECIMENTO QUÍMICO: uma proposta para promoção da educação
científica no Ensino Fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Ciências, Deficiência Visual, Recursos Didáticos
Adaptados
PÁGINAS: 178
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente trabalho versa sobre o Ensino de Ciências/Química para estudantes com
deficiência visual, como uma proposta de aprimorar esse processo e favorecer a
Alfabetização Científica. O Ensino de Ciências, no atual paradigma educacional, é
entendido como fundamental para a formação de sujeitos críticos e participativos
nas decisões para o bem-estar social. Quando nos reportamos para o ensino de
Química evidenciamos que é uma disciplina que se utiliza bastante de recursos
visuais, assim, esta pesquisa teve como objetivo geral subsidiar a construção de um
instrumento de aprendizagem para o público com deficiência visual, que vise facilitar
a aprendizagem efetiva de conteúdos de Ciências/Química no processo de
educação cientifica do Ensino Fundamental. Para orientar as nossas discussões
utilizamos em nosso referencial teórico autores como Chassot (2003), Camargo
(2016), krasilchik (2000), Sasseron e Carvalho (2011), Santos e Mortimer (2001),
Mantoam (2003), Mazzota (2005), bem como documentos oficiais que regulamentam
a educação como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96, a Lei Brasileira
de Inclusão de nº 13.146 de 2015 e a Base Nacional Curricular Comum de 2017,
dentre outros. Nossa abordagem adentrou na pesquisa qualitativa de caráter
exploratório. Quanto aos procedimentos, fizemos uso do Estudo de Caso e os
instrumentos de coleta de dados construídos se pautaram nas técnicas da entrevista
e de questionário no formato de formulário Google Forms. Os sujeitos de pesquisa
configuraram-se em um grupo de professores de ciências de escolas pertencentes
ao polo Anil da Secretaria Municipal de Educação. A análise dos dados obtidos nos
permitiu sugerir que os professores possuem pouco conhecimento sobre as
especificidades de um estudante deficiência visual, além disso, pontuamos que
esses colaboradores declararam não se acharem capacitados para atender a
demanda de alunos com DV, bem como revelaram que as escolas não oferecem
suporte para o trabalho docente nesta área. A partir da pesquisa realizada
elaboramos um E-book com orientações didáticas para inclusão de estudantes com
deficiência visual nas aulas de química, no que concerne ao conteúdo de modelos
atômicos e assim, esperamos que este trabalho possa contribuir para a prática
profissional dos professores de Ciências do Ensino Fundamental e para
aprendizagem de conteúdos químicos por parte de estudantes com deficiência
visual.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CAMILA SILVEIRA DA SILVA - UFPR
Presidente - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES
Interno - 2416039 - LIVIA DA CONCEICAO COSTA ZAQUEU