Banca de DEFESA: FABIANE SILVA MARTINS

DISCENTE: FABIANE SILVA MARTINS
DATA: 09/12/2021
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: A INCLUSÃO DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO UNIVERSO DO CONHECIMENTO QUÍMICO: uma proposta para promoção da educação científica no Ensino Fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Ciências, Deficiência Visual, Recursos Didáticos Adaptados
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente trabalho versa sobre o Ensino de Ciências/Química para estudantes com deficiência visual, como uma proposta de aprimorar esse processo e favorecer a Alfabetização Científica. O Ensino de Ciências, no atual paradigma educacional, é entendido como fundamental para a formação de sujeitos críticos e participativos nas decisões para o bem-estar social. Quando nos reportamos para o ensino de Química evidenciamos que é uma disciplina que se utiliza bastante de recursos visuais, assim, esta pesquisa teve como objetivo geral subsidiar a construção de um instrumento de aprendizagem para o público com deficiência visual, que vise facilitar a aprendizagem efetiva de conteúdos de Ciências/Química no processo de educação cientifica do Ensino Fundamental. Para orientar as nossas discussões utilizamos em nosso referencial teórico autores como Chassot (2003), Camargo (2016), krasilchik (2000), Sasseron e Carvalho (2011), Santos e Mortimer (2001), Mantoam (2003), Mazzota (2005), bem como documentos oficiais que regulamentam a educação como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96, a Lei Brasileira de Inclusão de nº 13.146 de 2015 e a Base Nacional Curricular Comum de 2017, dentre outros. Nossa abordagem adentrou na pesquisa qualitativa de caráter exploratório. Quanto aos procedimentos, fizemos uso do Estudo de Caso e os instrumentos de coleta de dados construídos se pautaram nas técnicas da entrevista e de questionário no formato de formulário Google Forms. Os sujeitos de pesquisa configuraram-se em um grupo de professores de ciências de escolas pertencentes ao polo Anil da Secretaria Municipal de Educação. A análise dos dados obtidos nos permitiu sugerir que os professores possuem pouco conhecimento sobre as especificidades de um estudante deficiência visual, além disso, pontuamos que esses colaboradores declararam não se acharem capacitados para atender a demanda de alunos com DV, bem como revelaram que as escolas não oferecem suporte para o trabalho docente nesta área. A partir da pesquisa realizada elaboramos um E-book com orientações didáticas para inclusão de estudantes com deficiência visual nas aulas de química, no que concerne ao conteúdo de modelos atômicos e assim, esperamos que este trabalho possa contribuir para a prática profissional dos professores de Ciências do Ensino Fundamental e para aprendizagem de conteúdos químicos por parte de estudantes com deficiência visual.
Externo à Instituição - CAMILA SILVEIRA DA SILVA - UFPR
Presidente - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES