Banca de DEFESA: JAILSON ARAUJO CIPRIANO

DISCENTE: JAILSON ARAUJO CIPRIANO
DATA: 03/12/2021
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DUPLA EXCEPCIONALIDADE (TEA NÍVEL 1 /AHSD): uma intervenção pedagógica no Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação – NAAHS/MA
PALAVRAS-CHAVES: dupla excepcionalidade; transtorno do espectro autista nível 1; altas habilidades/superdotação; habilidades socioemocionais; educação especial e inclusiva
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta dissertação teve como objetivo realizar intervenções educacionais com a colaboração de professores do NAAHS para auxiliar no processo ensinoaprendizagem de estudantes com dupla excepcionalidade (TEA nível 1 /AHSD) com o intuito de elaborar um Caderno para Intervenções Pedagógicas nas Habilidades Socioemocionais e Cognitivas. Para tanto, esta pesquisa se caracteriza como do tipo intervenção pedagógica. O Local da pesquisa foi o Núcleo de Atividades para Altas habilidades/Superdotação – Joãosinho Trinta – NAAHS. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas observações, entrevistas semiestruturadas, questionários semiestruturados, grupo focal e análise documental. Esta pesquisa contou com uma amostra envolvendo 03 (três) professores, 01 (uma) Coordenadora Pedagógico e 01 (um) estudante com dupla excepcionalidade TEA nível 1 / AHSD matriculado na Educação Básica, e frequentando, necessariamente, o NAAHS. A análise de dados qualitativos foi feita pela Análise de Conteúdo de Bardin, e a análise quantitativa pela utilização do Programa Excel. Foram aplicadas intervenções, de forma colaborativa, no intuito de desenvolver habilidades socioemocionais e cognitivas por meio da pesquisa aplicada, que resultou no Caderno para Intervenções Pedagógicas nas Habilidades Socioemocionais e Cognitivas. Quanto aos achados, a pesquisa revelou que algumas competências socioemocionais são trabalhadas e como resultados temos: 100% dos professores responderam que desenvolvem intervenções para aprimorar a autonomia e a autoconfiança; 66,66% desenvolvem intervenções para desenvolver estabilidade emocional e autodesenvolvimento. Quanto às necessidades do estudante nos aspectos psicossociais demonstrados pelo estudante, 100% dos professores afirmaram que o mesmo apresenta dificuldade de interação social, 100% afirmou que ele tem dificuldade de fazer novas amizades, 66% exprimiu que ele apresenta leve apego às rotinas, 66,66% apontou que ele apresenta ansiedade, 66,66% declarou que o estudante tem dificuldade de demostrar afeto, 66,66% afirmou que ele demostra dificuldade de manter o contato visual e 66,66% afirmou que ele tem dificuldade de concentração. A partir desta investigação constatou-se que o estudante com dupla excepcionalidade precisa de intervenções principalmente para fortalecer as funções conativas e executivas, ansiedade e autoestima, para melhorar a interação social, para melhor compreender e melhorar as emoções, manter contato visual e para melhor compreender a linguagem figurada e não-verbal. Os principais resultados apontaram para a necessidade da adequada formação e de treinamento em serviço e de políticas públicas que se materializem em programas de formação continuada. O estudo também comprovou a ausência de instrumentos específicos para identificação da dupla excepcionalidade com Transtorno do Espectro Autista nível 1 e altas habilidades/superdotação, confirmando que estes estudantes precisam de uma correta identificação para que sejam implementadas intervenções específicas.
Interno - 2339735 - KACIANA NASCIMENTO DA SILVEIRA ROSA
Presidente - 2416039 - LIVIA DA CONCEICAO COSTA ZAQUEU