Banca de DEFESA: ANA TELMA DA SILVA MIRANDA

DISCENTE: ANA TELMA DA SILVA MIRANDA
DATA: 10/12/2021
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: MAPEAR PARA APRENDER: USO DE MAPAS CONCEITUAIS E DE MAPAS MENTAIS COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA
PALAVRAS-CHAVES: aprendizagem significativa; aprendizagem ativa; mapas mentais; mapas conceituais; ensino de Biologia.
ÁREA: Educação
RESUMO: O trabalho apresenta como proposta a utilização dos Mapas Conceituais (MC) e Mapas Mentais (MM) no ensino de Biologia. Tem como objetivo principal analisar o uso de tais recursos como facilitadores para aprendizagem ativa de estudantes em aulas de Biologia no Ensino Médio. Caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, de tipologia estudo de caso, com procedimentos de coleta de dados que incluíram os mapas produzidos e questionários respondidos pelos alunos. A pesquisa foi realizada presencialmente em uma turma de Ensino Médio do IFMA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão), com trinta e oito alunos. A organização e tratamento dos dados coletados foi dividida em duas etapas, na primeira foi realizada uma caracterização dos mapas produzidos, baseada na literatura específica sobre a temática, com autores como Tony Buzan (2019) criador dos Mapas Mentais e Joseph Novak (1998) criador dos Mapas Conceituais. Na segunda etapa, para análise dos dados dos questionários, foi utilizado o referencial da análise de conteúdo de Bardin (2006). A fundamentação teórica dessa pesquisa se baseou na Teoria da Aprendizagem Significativa (AUSUBEL, 1982; MOREIRA, 2012), nos processos cognitivos envolvidos no mapeamento mental (BUZAN, 2019), no mapeamento conceitual (AGUIAR, CORREIA, 2013; TAVARES, 2007) e demais autores contemporâneos que estudam a utilização de mapas nos processos de ensino e aprendizagem (DAVIES, 2011; MARQUES, 2008). Os resultados da pesquisa revelaram que os participantes perceberam os mapas como recursos que auxiliaram na organização das informações, facilitaram a compreensão, a memorização, e estimularam a aprendizagem principalmente de conteúdos de Biologia, que contém muitos termos científicos. Os participantes também apontaram suas dificuldades na elaboração dos mapas conceituais e preferências pelo mapeamento mental. Como produto educacional foi desenvolvido um ebook voltado para professores de Biologia, sobre as características e diferenças entre Mapas Mentais e Mapas Conceituais, formas de elaboração e sugestões de utilização dos mapas em suas aulas.
Interno - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES
Presidente - 1856471 - MARIANA GUELERO DO VALLE