Banca de DEFESA: MARCOS AURELIO DOS SANTOS FREITAS

DISCENTE: MARCOS AURELIO DOS SANTOS FREITAS
DATA: 22/12/2021
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: TAMBOR DE CRIOULA COMO PRESSUPOSTO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003: um estudo de caso na Unidade de Educação Básica Professora Rosália Freire
PALAVRAS-CHAVES: Tambor de Crioula. Educação-Étnico Racial. Lei 10.639/03. Escola.
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa trata sobre o Tambor de Crioula como um conteúdo de ensino que pode ser inserido no currículo das escolas maranhenses para a implementação da Lei nº 10.639/2003. O campo de pesquisa investigado foi uma escola municipal na cidade de São Luís, denominada: "Unidade de Educação Básica Professora Rosália Freire”. O objetivo geral da pesquisa foi "Investigar sobre o tambor de crioula, enquanto uma manifestação afro-maranhense, na perspectiva de incluí-lo como conteúdo de ensino em um Caderno de Orientações Didáticas que contemple a História e Cultural AfroBrasileira e Africana". O problema central da investigação foi “Como o tambor de crioula, enquanto uma manifestação afro-maranhense, poderá ser desenvolvido como conteúdo de ensino por meio de um Caderno de Orientações Didáticas que contemple a História e Cultura Afro-Brasileira e Africana"? A Dissertação está dividida em três partes, a saber: bibliográfica, empírica e uma proposta de aplicabilidade. Na parte bibliográfica, são descritas e fundamentadas seções sobre Educação para as Relações Étnico-Raciais e sobre o tambor de crioula, enquanto uma manifestação afro-maranhense. Na parte empírica, discorremos sobre a caracterização da UEB Professora Rosália Freire, o percurso da metodologia da pesquisa e as análises e interpretações dos participantes da pesquisa. Em seguida, foi apresentada uma proposta de um produto educacional por meio do Caderno de Orientações Didática, intitulado: "Tambor de Crioula e a Lei nº 10.639/03 na Educação Básica". O Caderno está composto por seis lições didáticas e pedagógicas. Em função da Covid 19, o produto educacional não foi possível ser aplicado na escola selecionada para a pesquisa. Por conseguinte, nos apoiamos na Instrução Normativa Nº 04/2020/PPGEEB/UFMA, que torna facultativa a aplicabilidade do produto. As principais referências bibliográficas utilizadas foram: Ferretti (2002), Gomes (2012), Munanga (2012), Laraia, (2004), Nogueira (2012), Rocha(2014), dentre outras. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a observação sistemática e entrevista semiestruturada com a gestora escolar - por meio presencial - e dois docentes das turmas do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental - por meio remoto. A pesquisa concluiu que o Caderno de Orientações Didáticas sobre o tambor de crioula poderá contribuir enquanto um instrumento étnico e cultural da população afro-maranhense para ser inserido em espaços escolares em atendimento à Lei nº 10.639/03.
Presidente - 3223689 - ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES
Externo ao Programa - 1878228 - HERIDAN DE JESUS GUTERRES PAVAO FERREIRA