Banca de DEFESA: SONIA GISELLY KAROLCZYK CORREIA

DISCENTE: SONIA GISELLY KAROLCZYK CORREIA
DATA: 22/12/2021
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: RELAÇÕES DE GÊNERO: discursos e práticas docentes em anos iniciais na UEB Dom Delgado
PALAVRAS-CHAVES: Relações de gênero; formação de professores; educação; escola; anos iniciais.
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa versa sobre discursos e práticas docentes acerca das relações de gênero em anos iniciais do Ensino Fundamental. Seu objetivo geral se propôs a colaborar na ampliação e/ou atualização do conhecimento dos/as professores/as da UEB Dom Delgado acerca da abordagem das relações de gênero com seus/as alunos/as nas interações de ensino/aprendizagem, desenvolvendo um produto que busca auxiliálos/as neste processo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo participante e se fundamenta na concepção pós-estruturalista, dialogando com Peters (2000), Lopes (2013) e Silva (2015). No referencial teórico dialogamos sobre relações de gênero com Nicholson (2000), Scott (1995;1994), Louro (1997) Auad (2005), Lauretis (1987) e Tiburi (2019). Sobre formação docente nos respaldamos em Tardif (2000), Imbernón (2011), Pimenta (1997) dentre outros. Como participantes da pesquisa contamos com os/as professores/as do 5º ano do Ensino Fundamental, seus/suas respectivos alunos/as e a gestora da escola. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados observação participante, questionário misto e a entrevista semiestruturada. Utilizamos como técnica de interpretação dos dados coletados, a Análise do Discurso (AD). A pesquisa constatou que existe uma escassez de pesquisas sobre a temática nos anos iniciais do Ensino Fundamental; que os discursos da maioria dos/as participantes sobre as relações de gênero com seus/respectivos alunos/as se relacionam a situações de preconceito e discriminação quanto aos traços de sexualidade observados nos comportamentos de determinados/as alunos/as; que a maioria dos/as participantes concebem as relações de gênero como restritas à identidade sexual e/ou orientação sexual das pessoas e não reconhecem os outros aspectos sociais das relações de gênero existentes. Esperamos que o nosso produto possa auxiliar e incentivar os/as professores/as a discutirem as questões que permeiam as relações de gênero no contexto dos anos iniciais.
Interno - 3426390 - ELISANGELA SANTOS DE AMORIM
Presidente - 1856471 - MARIANA GUELERO DO VALLE