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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA KAROLINE PEREIRA WERNZ RABELO

2021-12-03 17:51:05.015

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA KAROLINE PEREIRA WERNZ RABELO
DATA: 21/12/2021
HORA: 08:30
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Uma proposta didático-pedagógica como possibilidade para prática docente no CEI Chapeuzinho Vermelho em Bacabeira-MA
PALAVRAS-CHAVES: Base Nacional Comum Curricular. Currículo. Educação Infantil. Prática Docente.
PÁGINAS: 86
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa tem como foco o estudo do currículo da Educação Infantil e os aspectos da Base Nacional Comum Curricular aliados a ele, tendo como local da pesquisa o Centro de Educação Infantil Chapeuzinho Vermelho localizado no município de Bacabeira-MA. Além disso, tem o objetivo de propor um conjunto de orientações pedagógicas para a Educação Infantil, por meio de um E-book construído a partir da reflexão da Base Nacional Comum Curricular, a fim de ressignificar e redimensionar o currículo da escola locus da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa de intervenção pedagógica, cujas sugestões serão debatidas a partir de um ciclo formativo, do qual professoras da Educação Infantil que exercem suas funções nas turmas do Infantil I e II serão as interlocutoras. Esta pesquisa está fundamentada em diversos teóricos e estudiosos, a saber, Silva (2015), Lopes; Macedo (2011), Moreira; Silva (2013), Deleuze; Guattari (1995) no campo do currículo, entre outros como Imbernón (2011) e Àries (1973) que foram importantes ao suporte teórico deste escrito. O projeto está dividido em seis seções. Na primeira, será apresentada de uma forma geral a temática desta pesquisa, seguida da justificativa, do problema, dos objetivos e contribuições. A segunda seção é uma revisão de literatura onde descreveremos o contexto histórico do conceito da infância através de sua relação com a sociedade, documentos e políticas curriculares para infância. Na terceira seção faremos uma abordagem das diversas teorias curriculares e suas implicações para o currículo da Educação Infantil. Na quarta seção destaca-se os passos metodológicos para concretização da pesquisa e descreve-se o produto da pesquisa. Na quinta seção inclui-se o Plano de Disssertação onde estão descritas as etapas a serem realizadas. Na última seção, descreve-se o cronograma da pesquisa.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2526485 - FABIANA OLIVEIRA CANAVIEIRA
Interno - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO
Presidente - 2412979 - MARIA JOSE ALBUQUERQUE SANTOS

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