Banca de DEFESA: CRISTIANE DUTRA RIBEIRO HABIBE

DISCENTE: CRISTIANE DUTRA RIBEIRO HABIBE
DATA: 27/12/2021
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A PROPOSTA CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO LUÍS NO CONTEXTO DOS ESPAÇOS FORMATIVOS DA ESCOLA
PALAVRAS-CHAVES: Coordenador Pedagógico; Proposta Curricular; Espaços. Formativos.
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa é um estudo sobre o coordenador pedagógico compreendido como ser formador, articulador e transformador das ações na escola. Apresenta como objetivo geral: compreender a ação/atuação das coordenadoras pedagógicas e a implementação da Proposta Curricular da Rede Pública Municipal de Educação de São Luís junto aos professores do Ensino Fundamental no contexto dos espaços formativos da escola, visando a construção de um produto educacional que possa auxiliá-las em seu fazer pedagógico. Esta pesquisa encontra-se ancorada em teóricos que dialogam nas áreas de coordenação pedagógica, formação e currículo: Freire (2001, 2002, 2003), Libâneo (2017), Placco (2003), André (2003, 2020), Imbernón (2009, 2010, 2011), Pimenta (2005), Saviani (2007, 2009, 2010, 2011), Santos (2012), Apple (2005), Sacristán (2013, 1999), dentre outros. Os sujeitos da pesquisa foram dez coordenadoras pedagógicas do Ensino Fundamental. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, que possui caráter exploratório e descritivo, sendo desenvolvida com o uso de ferramentas digitais e recursos de áudio e vídeo, face a pandemia do Covid-19. Para tanto, os instrumentos de coleta e geração de dados utilizados foram o questionário, através do Google Forms e a entrevista pelo WhatsApp. A interpretação dos dados foi realizada por meio da análise das respostas das participantes, dispostas através de gráficos, tabelas e descrição das suas escritas e falas. A sistematização dos dados foi feita mediante uma análise crítico, reflexiva e interpretativa, fundamentada em aportes teóricos. Os resultados encontrados no transcorrer desta pesquisa apontam as dificuldades e desafios que tem o coordenador pedagógico no desenvolvimento da Proposta Curricular vigente, visto que ser formador de professores requer um contínuo processo de busca, estudo e pesquisa em que os espaços formativos podem ser momentos potencializadores de reflexão sobre a prática docente. A pesquisa foi materializada por meio de um Caderno de Proposição Didático-Metodológicas intitulado O Fazer do Coordenador Pedagógico: da teoria à ação formativa, no qual pretendeu-se fornecer subsídios teóricos e práticos para a atuação do coordenador pedagógico, objetivando auxiliá-lo em sua ação reflexiva e formadora na escola.
Presidente - 2412979 - MARIA JOSE ALBUQUERQUE SANTOS
Interno - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO