Banca de DEFESA: ISIS DE PAULA SANTOS MENDONÇA

DISCENTE: ISIS DE PAULA SANTOS MENDONÇA
DATA: 10/01/2022
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: O ENSINO DE ESTUDANTES SURDOS COM O APOIO DE RECURSOS DIGITAIS: intervenções pedagógicas com professores em uma perspectiva bilíngue
PALAVRAS-CHAVES: Estudante Surdo. Ensino Bilíngue. Recursos Digitais. Anos Iniciais.
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo investigar o ensino de estudantes surdos a partir da utilização de recursos digitais por meio de uma intervenção pedagógica com professores com vistas à construção de um e-book em uma perspectiva bilíngue nos anos iniciais do ensino fundamental da Unidade de Educação Básica (UEB) Bilíngue Libras e Língua Portuguesa Escrita. Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa classifica-se como de natureza aplicada do ponto de vista da abordagem do problema e se caracteriza como quanti-qualitativa. Quanto aos objetivos, a investigação é definida como exploratória. A pesquisa qualifica-se ainda quanto aos procedimentos como participante do tipo intervenção pedagógica na perspectiva colaborativa. O campo de investigação foi a Unidade de Educação Básica Bilíngue Libras e Língua Portuguesa Escrita localizada na cidade de São Luís – MA. A investigação contou com a participação de seis professoras e de uma coordenadora pedagógica. Os instrumentos utilizados foram questionários e aplicativos de celular (Alpha-Libras, AdeLibras, Librário e Libras-Português silabário). Os dados coletados por meio do questionário foram analisados à luz da técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontaram que no contexto da pandemia de COVID-19 (SARS-CoV2), três professoras (50%) adotaram como principais estratégias e metodologias o uso de aplicativos de comunicação por meio de mensagens e videochamadas instalados em equipamentos móveis como celulares e tablets. Outro dado relevante diz respeito às limitações no ensino remoto com estudantes surdos, pois as seis professoras (100%) e a coordenadora pedagógica declararam limitações no domínio da Libras e da Língua Portuguesa escrita por parte dos estudantes. Sobre o uso de recursos digitais, todas as professoras investigadas (100%) declararam utilizá-los em sua prática pedagógica e acreditam que podem contribuir na diversificação das práticas ao atendimento no ensino bilíngue. A intervenção na perspectiva colaborativa aconteceu de maneira dinâmica e interativa e permitiu trocas necessárias entre os participantes para a consolidação dos objetivos da pesquisa e confirmou os recursos digitais (aplicativos) como possibilidades pedagógicas para professores no ensino de estudantes surdos, evidenciando a necessidade de investimento das políticas públicas na formação dos professores e em equipamentos e recursos para as escolas, de modo a assegurar novas alternativas de ensino aos estudantes surdos em uma perspectiva bilíngue.
Externo à Instituição - FRANCISCO ADELTON ALVES RIBEIRO - IFMA
Interno - 2339735 - KACIANA NASCIMENTO DA SILVEIRA ROSA