Banca de DEFESA: WILLIAN COSTA ROSA

DISCENTE: WILLIAN COSTA ROSA
DATA: 24/01/2022
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: O ENSINO SOBRE AS DANÇAS POPULARES MARANHENSES NA EDUCAÇÃO FÍSICA: um Guia de Orientações Didático-Pedagógicas para o Ensino Médio
PALAVRAS-CHAVES: Ensino. Danças Populares Maranhenses. Educação Física. Ensino Médio.
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa aborda o ensino sobre as Danças Populares Maranhenses nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. O objetivo geral deste estudo é o de demonstrar que as Danças Populares Maranhenses possuem conhecimento e conteúdo próprios que podem ser abordados nas aulas de Educação Física do ensino Médio por meio de um Guia de Orientações Didático-Pedagógicas. Como problema de pesquisa buscou-se saber de que forma as Danças Populares Maranhenses, são abordadas nas aulas de Educação Física, enquanto conhecimento produzido culturalmente. O lócus da pesquisa empírica foi o Centro Educa Mais Padre Bráulio Sousa Ayres, escola de ensino médio integral, localizado no bairro Cidade Olímpica, da cidade São Luís. Este texto apresenta três seções de fundamentação teórica, onde na primeira seção, intitulada “As Danças Populares Maranhenses no Currículo da Educação Física”, destaca as Danças Populares Maranhenses enquanto conteúdo da Educação Física nos textos oficiais que norteiam a Educação no Brasil e no Maranhão. Na segunda seção, intitulada “O Ensino das Danças Populares nas aulas de Educação Física”, mostra como ocorre o Ensino das Danças nas aulas de Educação Física, por meio do que foi encontrado nas produções acadêmicas publicadas sobre a temática, suas dificuldades e suas possibilidades. E na terceira seção se apresenta as Danças Populares Maranhenses do Bumba Meu Boi, do Tambor de Crioula e do Cacuriá, demonstrando os contextos, textos e subtextos contidos nelas. Apoiamos nosso referencial teórico-conceitual em Marques (1997), Nóbrega (2000), Brasileiro (2010), Viana (2003, 2006), IPHAN (2011, 2018), Barros (2018), Ramassote et al (2006), Manhães (2012), Pires (2016), Delgado (2005), Cutrim (2017a, 2017b), UFMA [2018]; Maranhão (2018). Utilizamos de elementos da pesquisa-ação em Thiollent (2009) para fundamentar a nossa Metodologia. Utilizamos questionários e entrevistas como instrumentos de coleta de dados da pesquisa empírica, e utilizamos o grupo focal como estratégia de construção coletiva de uma Sequência Didática. Com base nos dados da pesquisa empírica e no aporte teórico-conceitual, construímos a partir da Sequência Didática um Guia de Orientações Didático-Pedagógicas sobre o ensino das Danças Populares Maranhenses, intitulado de “Danças e Ritmos do Maranhão: entre bois, tambores e requebrados.”, contendo subsídios para aulas teóricas e práticas, assim como propostas de avaliações durante o processo e no final deste. Em função do novo Coronavírus da SARS-COV-2, que provoca a Covid19, o produto educacional não pôde ser aplicado. A sua não aplicabilidade é respaldada na Instrução Normativa Nº 04/2020/PPGEEB/UFMA, que torna facultativa a aplicabilidade do produto. O estudo aponta para um ensino sobre as Danças Populares Maranhenses é respaldado nos documentos que orientam a Educação, em nível nacional e estadual, e que o ensino sobre essas danças ainda ocorre dentro sistematização e contextualização no lócus da pesquisa, mas, utilização do Guia proposto seria de grande importância para a prática docente.
Interno - 3223689 - ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES
Presidente - 271722 - RAIMUNDO NONATO ASSUNCAO VIANA