Banca de DEFESA: LEILA FERNANDA MENDES EVERTON REGO

DISCENTE: LEILA FERNANDA MENDES EVERTON REGO
DATA: 27/01/2022
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO E O ASSESSORAMENTO EM FORMAÇÃO PERMANENTE NA ESCOLA: tecendo proposições
PALAVRAS-CHAVES: Coordenação Pedagógica. Identidade Profissional. Assessor de Formação. Formação Continuada.
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo analisar os desafios encontrados pela coordenação pedagógica que atua em espaço escolar para afirmar a sua identidade profissional como assessor de formação permanente, com vistas à elaboração de apontamentos teórico-metodológicos que auxiliem na construção de estratégias de trabalho e privilegiem o assessoramento pedagógico aos docentes. Do exposto, realizamos uma pesquisa do tipo colaborativa, que se concretizou a partir da utilização de elementos da pesquisa-ação. Para tanto, selecionamos como colaboradores da pesquisa um grupo de quatro coordenadores pedagógicos que atuam em escolas da rede pública municipal de ensino no município de Paço do Lumiar-MA, nas etapas da Educação Infantil aos Anos Finais do Ensino Fundamental, utilizando como procedimentos de geração de dados: memorial narrativo, reuniões pedagógicas, sessões reflexivas (sessões de estudo). As formas de sistematização e interpretação dos dados da pesquisa privilegiam a narrativa reflexiva. Constatamos com apoio dos colaboradores da pesquisa que a atuação do coordenador pedagógico como formador nas escolas da rede pública municipal de ensino de Paço do Lumiar-MA carece de um olhar atento e comprometido das instâncias que deliberam sobre o seu fazer profissional, dentre elas, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Se a ação da coordenação pedagógica na escola é privilegiar, por excelência, o assessoramento em formação permanente de docentes, é salutar pensar em formação permanente para o formador, isto é, para o coordenador pedagógico. Diante das descobertas, colaborativamente propusemos e sistematizamos num livreto alguns apontamentos teórico-metodológicos para o desenvolvimento de formação continuada em rede, dentre eles: criação de um setor/departamento de formação continuada nas secretarias de educação; construção de uma cadeia formativa colaborativa; organização de uma agenda de formação contínua para o coordenador pedagógico; e, um itinerário metodológico para o desenvolvimento de formação continuada de professores, sob a gestão do coordenador pedagógico.
Interno - 3223689 - ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES
Externo à Instituição - ISABEL MARIA SABINO DE FARIAS - UECE