Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de DEFESA: SOLANGE CRISTINA CAMPOS DE JESUS

2022-01-03 16:53:27.659

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SOLANGE CRISTINA CAMPOS DE JESUS
DATA: 31/01/2022
HORA: 08:30
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: PRÁTICAS DE LEITURA NUMA PERSPECTIVA DIALÓGICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: a Unidade de Educação Básica Poeta Gonçalves Dias
PALAVRAS-CHAVES: Práticas de leitura, Ciclo de Alfabetização e perspectiva dialógica
PÁGINAS: 235
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: As práticas de leitura presentes na escola têm suscitado pesquisas em várias áreas do conhecimento sobre a aquisição da linguagem escrita pelas crianças, devido ao elevado número de estudantes que não conseguem finalizar a Educação Básica como leitores autônomos; assim, o presente trabalho versa sobre as práticas de leitura numa perspectiva dialógica no Ciclo de Alfabetização e como esta opção metodológica pode colaborar para formação inicial de leitores. Verificar-se as práticas de leitura desenvolvidas pelas professoras do Ciclo de Alfabetização em colaboração com a coordenadora pedagógica para a formação inicial de leitores na Unidade de Educação Básica Poeta Gonçalves Dias, com vistas à elaboração de um Caderno de Sugestões Metodológicas é o objetivo geral da investigação, analisando-se como problemática de investigação, em que medida estas práticas de leitura (desenvolvidas numa perspectiva dialógica) podem colaborar para a formação inicial de leitores neste Ciclo. Utilizam-se os aportes teóricos-metodológicos da abordagem histórico-cultural, auxiliando-nos de autores, tais como Bakhtin (2016), Jolibert (1994), Goulart (2015), Mortatti (2000), Smolka (2012), Solé (1998), Volóchinov (2018) e Vygotsky (2001), dentre outros que respaldaram nossas reflexões via Pesquisa Bibliográfica e Pesquisa Documental, entrevistando-se via ferramenta de vídeo Google Meet (devido à pandemia da COVID-19) as professoras do Ciclo de Alfabetização do turno matutino e a coordenadora pedagógica da UEB Poeta Gonçalves Dias, localizada no município de Paço do Lumiar. Conclui-se que esta investigação trará relevantes contribuições para as docentes do Ciclo de Alfabetização por apresentar reflexões sobre as práticas de leitura na fase inicial da alfabetização e sugestões de sequências didáticas que poderão subsidiar o trabalho pedagógico das alfabetizadoras.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - LAURA MARIA SILVA ARAUJO ALVES - UFPA
Presidente - 1781306 - SAMUEL LUIS VELAZQUEZ CASTELLANOS
Interno - 1352588 - VANJA MARIA DOMINICES COUTINHO FERNANDES

fim do conteúdo