Banca de DEFESA: DANIELE DE JESUS MOREIRA COSTA

DISCENTE: DANIELE DE JESUS MOREIRA COSTA
DATA: 28/01/2022
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: O ENSINO DO ATO DE LER: uma abordagem metodológica discursiva para turmas do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental
PALAVRAS-CHAVES: 2º Ciclo do Ensino Fundamental. Ensino de Leitura. Mediação Pedagógica no ensino do ato de ler. O ato de ler.
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa intitulada O ensino do ato de ler: uma abordagem metodológica discursiva para turmas do 4º e 5º anos do ensino fundamental, pesquisa desenvolvida no âmbito do mestrado profissional, tem por objetivo geral compreender o processo de mediação do ensino da leitura na perspectiva discursiva de linguagem para alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental a partir de uma Unidade de Educação Básica da rede municipal de ensino de São Luís, com vistas à elaboração de recomendações didático-metodológicas para o ensino do ato de ler, materializadas em um Caderno Didático. Para alcançarmos o que nos propomos, elegemos enquanto metodologia a pesquisa-ação na vertente colaborativa, com base em Ibiapina (2008). Por conta do cenário de pandemia ocasionada pela Covid19 desde o início do ano de 2020, as interações com os professores colaboradores ocorreram virtualmente por meio de ferramentas digitais e aplicativos como Google Forms, Whatsapp e E-mail; também utilizamos enquanto instrumentos de geração de dados: reuniões pedagógicas, entrevista narrativa e questionário. Os fundamentos teóricos que nos ajudaram nesse percurso investigativo foram emanados de autores como Bajard (2014; 2021), Curto, Murilo e Teixidó (2000), Jolibert (1994), Jolibert e Jacob (2006), Solé (1998), Smith (2003) que nos ajudam com concepções de leitura e estratégias para o trabalho com a mesma. Temos ainda, Geraldi (2000), Smolka (1993), que contribuíram com respaldos teóricos indispensáveis sobre a leitura em uma perspectiva interativa, discursiva de linguagem escrita. Bakhtin (2003; 2016) e Bakhtin/Volochínov (2006) que abordam sobre a concepção de linguagem, e o processo dialógico no ensino. E outros autores que no decorrer do processo se fizerem necessários. A partir do diagnóstico com os professores, elaboramos uma proposta didático-metodológica materializada em um Caderno Didático denominado: A perspectiva discursiva no ensino do ato de ler para o 4º e o 5º ano do ensino fundamental: recomendações didático-metodológicas. As conclusões apontaram que as atividades de leitura desenvolvidas pelos professores do 4º e 5º ano do ensino fundamental na escola pesquisada são pautadas dentro da perspectiva tradicional, o que nos levou a elaboração do Caderno Didático, contendo recomendações teóricas e sugestões de atividades a partir da perspectiva discursiva de linguagem, visando assessorar os professores a aprofundar, ampliar e ultrapassar tal concepção na direção da formação de alunos leitores. Ficou também claro que os professores conseguiram iniciar uma reflexão crítica sobre sua prática em sala de aula a partir da leitura dos elementos apresentados nas recomendações didático metodológicas propostas.
Interno - 2371800 - HERCILIA MARIA DE MOURA VITURIANO
Externo ao Programa - 1878228 - HERIDAN DE JESUS GUTERRES PAVAO FERREIRA