Banca de DEFESA: SONIA LUZIA NOGUEIRA DA FONSECA

DISCENTE: SONIA LUZIA NOGUEIRA DA FONSECA
DATA: 02/02/2022
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: RELIGIÕES DE MATRIZ AFRO MARANHENSE NA PERSPECTIVA DA INTERCULTURALIDADE E DA LEI Nº 10.639/03: um estudo sobre o Tambor de Mina no currículo escolar
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Interculturalidade. Lei 10.639/2003. Religião. Tambor de Mina.
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa trata sobre religiões de matriz afro maranhense na perspectiva da interculturalidade e da Lei nº 10.639/03: um estudo sobre o Tambor de Mina no currículo escolar. O local da pesquisa foi uma escola municipal na cidade de Paço do Lumiar, região metropolitana da grande Ilha de São Luís, chamada Unidade de Educação Básica Olavo Melo”. O estudo partiu do seguinte questionamento central: Como um Caderno de Orientações Pedagógicas sobre religiões de matriz africana e afro-brasileira à luz da Lei nº 10.639/03, especificamente o Tambor de Mina, poderá auxiliar os docentes na desconstrução de práticas discriminatórias negativas no ambiente escolar? O objetivo geral da pesquisa foi Investigar sobre religiões de matrizes africana e afro-brasileira no contexto de uma educação intercultural à luz da Lei nº 10.639/03 na perspectiva de construir um Caderno de Orientações Pedagógicas para os docentes da UEB Olavo Melo. A Dissertação está dividida em seis seções, incluindo a introdução e a conclusão. Foram três seções bibliográficas e uma empírico-bibliográfica. Nas seções bibliográficas, são descritas e fundamentadas os conteúdos sobre Educação Intercultural, A história das religiões africanas e afro-brasileiras e o currículo no contexto das religiões africanas e afro-brasileiras. Na seção empírico-bibliográfica, discorremos sobre a caracterização da UEB Olavo Melo, a metodologia da pesquisa, as análises e interpretações dos participantes da pesquisa e uma proposta do produto educacional, que foi um Caderno de Orientações Pedagógicas, intitulado "Religiões de Matriz Afro-Maranhense - O Tambor de Mina". Em virtude da Covid 19, o produto educacional não foi possível ser aplicado na escola selecionada para a investigação em obediência à Instrução Normativa Nº 04/2020/PPGEEB/UFMA, que tornou facultativa a aplicabilidade do produto. As principais referências bibliográficas utilizadas foram: Bastide (1989, 2001); Candau (2008, 2009, 2012, 2016); Ferreti (2009); Gomes (2002, 2012); Hall (2006); Lei nº 10.639/03 (BRASIL, 2003); Parecer nº 03/04 (BRASIL, 2004a); Resolução nº 01/04 (BRASIL, 2004); Lody (2001, 2008), Santos (2010), dentre outras. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a observação sistemática e entrevista semiestruturada com a gestora escolar, a coordenadora pedagógica e duas professoras do 4º e 5º Anos do Ensino Fundamental por chamada de áudio do WhatsApp. A pesquisa concluiu que as discussões em torno das religiões afro-brasileiras devem ser feitas no intuito de proporcionar aos discentes práticas de respeito à diversidade religiosa, especificamente as religiões de matriz africana, afro-brasileira e afro-maranhense, como o Tambor de Mina.
Presidente - 3223689 - ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES
Externo à Instituição - GEORGINA HELENA LIMA NUNES - UFPel