Banca de DEFESA: JOÃO FERREIRA DA PÁSCOA FILHO

DISCENTE: JOÃO FERREIRA DA PÁSCOA FILHO
DATA: 27/01/2022
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: FILOSOFIA E MÚSICA: Uma metodologia interdisciplinar no contexto de uma escola pública maranhense
PALAVRAS-CHAVES: Metodologia filosófica; Ensino Médio; Música; Interdisciplinaridade
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa se refere aos desafios do ensino de Filosofia e também das possibilidades de construção de uma metodologia interdisciplinar voltada para as aulas de filosofia no contexto do Ensino Médio maranhense, em interface com a Música. A pesquisa tem como perspectiva de contexto o lócus da escola pública: C. E. Luís Augusto Barros, no município de São Mateus do Maranhão. Tem como objetivo geral: construir novas metodologias para o ensino de filosofia no Nível Médio público em uma escola maranhense, mediando os saberes da filosofia com os saberes da arte em especial aos da Música. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde utilizamos como método de procedimento o Estudo de Caso. A pesquisa teve como principal questão norteadora: Que contribuições concretas a música pode dá rumo a construção de uma metodologia para as aulas de filosofia? É importante enfatizar que em vista do momento pandêmico, optamos por não realizar encontros com os professores de forma presencial e nem mesmo aplicar o produto com alunos e professores. Neste sentido, o produto é apresentado como uma proposta metodológica. Para alcançar esse objetivo trouxemos a contribuição dos aportes teóricos e dos instrumentos de coletas de dados como a observação não participante e sistemática e o questionário aplicado por meio remoto. Entre os aportes teóricos que aparecem na pesquisa estão: Gainza (1988); Eisner (1991); Luckesi (1994); Millet (1997); Chauí (2000); Alves (2002); Gontijo e Valadão (2004); Aspis (2004); Fávero et al. (2004); Cauquelin (2005); Aranha (2006); Rocha Jr. (2007); Nobre e Terra (2007); Prendin (2009); Feitosa (2009); Rodrigo (2009); Gallo (2012); Silveira (2012); Neves (2013); entre outros. O produto final da pesquisa está materializado como um caderno metodológico interdisciplinar intitulado - Filosofando com Música: Experiência metodológica interdisciplinar. Traz sugestões de temáticas que possam ajudar no despertar dos jovens para a filosofia. Conta para isso com a contribuição da música.
Interno - 2806075 - JOAO FORTUNATO SOARES DE QUADROS JUNIOR
Externo ao Programa - 2175160 - PLINIO SANTOS FONTENELLE