Banca de QUALIFICAÇÃO: ELISÂNGELA MORAES GONÇALVES

DISCENTE: ELISÂNGELA MORAES GONÇALVES
DATA: 31/01/2022
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO TEMA TRANSVERSAL CONTEMPORÂNEO: contribuições pedagógicas aos docentes de matemática do ensino médio
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias digitais. Docentes de matemática. Educação financeira.
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente estudo contempla o uso das tecnologias digitais como recursos fomentadores de novas perspectivas didático-metodológicas aos docentes de Matemática do ensino médio. Articulamos as tecnologias ao trabalho da Educação Financeira, como tema transversal contemporâneo, de modo que estes docentes possam desenvolver um ensino mais contextualizado e assim contribuir para a diminuição dos déficits de aprendizagem dos jovens dessa etapa de ensino. O objetivo norteador da pesquisa é investigar as possibilidades pedagógicas do uso de tecnologias digitais no ensino de Matemática pelos docentes da escola pesquisada, com vista à elaboração de um Guia didático-pedagógico de incentivo ao desenvolvimento da Educação Financeira como tema transversal contemporâneo com a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. As reflexões têm como arcobouço teórico o estudo de autores como Libâneo (2008), Kenski (2003), Zabala e Arnau (2010), Bardin (2011), Morán (2015), bem como legislações educacionais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio (2000), a Base Nacional Comum Curricular (2018), as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura (2001), e disposições do Banco Central do Brasil (2013) acerca da Educação Financeira. A metodologia é de natureza aplicada, de caráter exploratório, abordagem qualitativa, e tem como técnicas de coleta de dados questionários e entrevistas semiestruturadas para os docentes de Matemática da escola pesquisada, pertencente à rede estadual do Maranhão, localizada na zona rural do município de São José de Ribamar. Propomos como produto educacional um Guia didático-pedagógico sobre Educação Financeira com o uso de tecnologias digitais para professores de Matemática do ensino médio. Esperamos contribuir com esses docentes para que desenvolvam um ensino mais contextualizado com os anseios da sociedade contemporânea.
Interno - 407768 - CENIDALVA MIRANDA DE SOUSA TEIXEIRA
Interno - 064.803.858-02 - MANOEL DOS SANTOS COSTA - UNICRUZ