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Banca de DEFESA: LETICIA REGIA GOMES SOUZA

2022-02-23 17:33:50.59

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LETICIA REGIA GOMES SOUZA
DATA: 21/03/2022
HORA: 08:30
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: EDUCAÇÃO PARA A IGUALDADE DE GÊNERO: desafios e perspectivas da Ação docente na UEB Moranguinho
PALAVRAS-CHAVES: Educação; Igualdade de gênero; Ação docente; Desafios e perspectivas.
PÁGINAS: 257
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Essa dissertação trata sobre a Educação para a igualdade de gênero na ação docente de professores e professoras. Tem como objetivo investigar os desafios e as perspectivas que as professoras e professores enfrentam para desenvolver uma educação numa perspectiva de igualdade de gênero entre meninos e meninas, com vistas à construção de um Caderno de Orientações Pedagógicas sobre a temática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação em interface com o referencial crítico-dialético. Como participantes da pesquisa contamos com: uma gestora; uma coordenadora pedagógica e com três professoras e professores do 1º ano do Ensino Fundamental. Usamos o seminário como técnica de pesquisa, para a mobilização e engajamento das colaboradoras e colaboradores; e como instrumentos de coleta de dados utilizamos entrevistas semiestruturadas. Fizemos uso da Análise de Conteúdo como técnica para interpretação dos dados coletados. Constatamos com apoio dos colaboradores da pesquisa que, a falta da inserção dos estudos de Gênero e Diversidade na Formação Docente; a concepção dos pais; as questões culturais e o Preconceito contra a Mulher são os principais desafios que as professoras e professores enfrentam para desenvolverem uma Educação para Igualdade de Gênero. Assim como, o diálogo e a formações continuadas são as estratégias pedagógicas que auxiliarão as professoras e professores no enfrentamento do preconceito, discriminação e violência de gênero entre meninas e meninos. Os resultados desta investigação apresentam indicações para a urgência da inclusão da temática nos cursos de formação inicial de Pedagogia e das licenciaturas, bem como nos cursos de formação continuada. Vale ressaltar que as constatações percebidas nas entrevistas foram decisivas para a construção das temáticas discutidas nos seminários realizados, pois, além de valorizarmos as escutas que os dados revelaram, priorizamos também focar em proposições que rompessem com o receio de trabalhar com as relações de gênero, pela falta de uma formação específica. Diante das descobertas, construirmos colaborativamente um Caderno de Orientações Pedagógicas de modo a contribuir para a inclusão das relações de gênero, na ação docente, no combate ao preconceito e a desigualdade de gênero no contexto escolar.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3426390 - ELISANGELA SANTOS DE AMORIM
Interno - 1856471 - MARIANA GUELERO DO VALLE
Externo ao Programa - 001.370.063-49 - DIOMAR DAS GRACAS MOTTA

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